PlanejamentomEstrategico

2511 palavras 11 páginas
IESPLAN – INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

JOSÉ CARLOS LISBOA

Resumo de Planejamento Estratégico do 1º Bimestre do Curso de Administração de Empresas do Instituto de Ensino Superior Planalto – IESPLAN.

Professor: Wilson Lopes de Lima

BRASÍLIA-DF, SETEMBRO DE 2013.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
RESUMO DO 1º BIMESTRE
TEMA 1
ESTRATÉGIA COMPETITIVA
1.1 -Origem da Palavra Estratégia
A palavra Estratégia é de origem grega e significa um magistrado ou comandante-em-chefe. A sua aplicação na Administração tive início na segunda Revolução Industrial e de maneira mais efetiva no século XX.
Na doutrina militar, a estratégia enfatiza a importância de os exércitos se conhecerem e conhecerem o inimigo e cita o uso da inteligência na articulação das forças e dos recursos para obter os resultados.
Entre os grandes estrategistas está Alexandre o Grande, que liderou o exército grego na conquista do Império Persa ,sua estratégia consistia em unificar as culturas dos países conquistados. Estão também entre os principais estrategistas; Júlio César, Carlos Magno, Gengis Khan , Eduardo III , Anibal , Douglas Mac Arthur e Normam Schwarzkopf.
1.2 -O pensamento Estratégico na Gestão Empresarial
Há uma certa contradição entre os autores no que se refere ao início da Estratégia na Administração, alguns citam Alfred Sloan na primeira metade do século XX, para Ghernawat teve início na segunda metade do século XIX, mas só veio se consolida no século XX.
No entanto, para a maioria se inicia a partir da segunda metade do século passado no pós guerra, devido a necessidade de reconstrução da Europa e do Japão. De acordo com Ansoff e Hayes que citam fatos ocorridos dentro das empresas a partir de 1950, ficou conhecido como problema estratégico.
No meio acadêmico o estudo da Estratégia começou na década de a1950 , quando a Fundação Ford com a Canegie Gordon-Howel, apoiaram uma pesquisa no programa das

Relacionados