planejamento

Páginas: 6 (1319 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
A COESÃO TEXTUAL
O vocábulo “texto” tem origem do latim “textum”, que significa “tecido”. Fazendo-se uma analogia, podemos pensar que um tecido é resultado de uma união de pequenos fios que se costuram até um determinado limite de extensão. Já no caso de um texto, temos elementos que precisam, também, estar “costurados” para que formem um dado sentido.
Um texto com coesão é um texto conectado,interligado. Além de uma sequência lógica (coerência), um texto precisa que suas ideias estejam encadeadas.

Os elementos coesivos
Podemos utilizar diversos mecanismos linguísticos para exercer a coesão em um texto. Conjunções, sinônimos, pronomes, numerais, advérbios são alguns exemplos. Observem o exemplo a seguir:














Notem na frase: “Senhor, o índice de violênciacresceu tanto, que já não há mais espaço no gráfico para apontá-lo”, a presença de dois mecanismos coesivos: o conectivo “que” estabelecendo uma relação de consequência entre as orações e a forma verbal junto ao pronome oblíquo “apontá-lo”, substituindo a expressão “índice de violência”.

A coesão no período composto
Além de nos preocuparmos com os elementos coesivos, para que um texto tenhacoesão, devemos estar atentos à construção de períodos compostos. Observe o exemplo a seguir:
A sociedade que aguarda uma atitude do governo brasileiro que nada faz para amenizar o desemprego e a criminalidade no país.
Analisando-o, temos as seguintes ideias subordinadas:
1) A sociedade
2) que aguarda uma atitude do governo brasileiro
3) que nada faz
4) para amenizar o desemprego e acriminalidade no país.
Notem como o segundo trecho está subordinado ao primeiro, que seria a primeira oração, mas que está truncada; a terceira parte também acompanha essa relação de subordinação; a quarta tem o sentido de finalidade em relação à terceira. O grande problema do período está na primeira parte, que está incompleta. Houve uma sucessão de inserções e a ideia inicial não foi desenvolvida.Reescrevendo-se o período, poderíamos ter, por exemplo, a seguinte construção:
A sociedade aguarda uma atitude do governo brasileiro que nada faz para amenizar o desemprego e a criminalidade no país.
O PROBLEMA DAS REPETIÇÕES
Buscamos, neste artigo uma definição da coesão lexical, o uso recorrente da repetição e a falta de sentido em seus enunciados, em textos de alguns gêneros do discurso(panfleto, texto literário e textos escolares). A intenção foi investigar os mecanismos coesivos escolhidos para a construção textual de um aluno do Ensino Médio.
A repetição, na língua, apresenta-se nos níveis de produção de texto, existindo como processo que participa da construção do sentido dado ao enunciado. Segundo Antunes, "a repetição não é apenas uma regularidade textual. É um recurso de grandefuncionalidade, pois pode desempenhar diferentes funções, todas elas, de alguma forma, coesivas. [...]Sua função é marcar a continuidade do tema que está em foco". Conforme vimos, há uma inadequação no uso dos vocábulos no interior do texto do aluno. A repetição das mesmas palavras deixou o texto com poucas ideias, sabendo-se que clareza e elegâncias são "tecidos" fundamentais para a tessitura deum texto. A análise dos mecanismos coesivos foi demonstrada, através de exemplos. Ainda segundo Antunes, "em geral, e por falta de um conhecimento mais consistente, a repetição tem sido vista apenas como uma característica da oralidade informal [...], uma concessão que se faz, uma vez que 'a fala tudo permite'". De acordo com Sírio Possenti, "o texto deve ser concebido como uma unidade semântica eos mecanismos coesivos contribuem, significativamente, para a construção do sentido do texto, além do fato de que sua escolha não é aleatória".
Contudo, foi possível perceber, através do texto exposto, que os alunos pouco utilizam os mecanismos coesivos, norteadores de um texto claro, preciso e elegante. Por essa razão, a coesão sinonímia pouco aparece nesses textos, tornando-se frequente a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento
  • Planejamento
  • PLANEJAMENTO
  • Planejamento
  • Planejamento
  • Planejamento
  • planejamento
  • Planejamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!