planejamento

Páginas: 5 (1216 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
INTRODUÇÃO
Num cenário tão competitivo como os de hoje, as empresas devem e precisam ter diferenciais para sobreviverem no mercado. Esses diferenciais são os valores que os produtos ou serviços agregam durante seu processo produtivo e faz com que o cliente sinta necessidade de obter o mesmo.
Será visto nesta atividade algumas ferramentas de análise interna e externa para as empresascorrigirem falhas em seu processo produtivo. Isso tem o objetivo de aumentar lucros, diminuir custos e agregar mais valor aos produtos.
















Análise de atividade
Para se produzir certo produto ou serviço é importante à análise que leva em consideração a forma de entrega do produto ou serviço. Um local onde o acesso a fornecedores é muito restrito pode ser prejudicial para oempreendimento, pois o poder de negociação fica nas mãos do fornecedor. A forma de escoar a produção também deve ser levada em consideração, até porque, o custo com o transporte acaba inviabilizando a produção devido ao alto custo de escoamento. Por isso, além de analisar as condições de fornecimento de matérias primas ou materiais, deve-se analisar também o local da empresa, até porque dependendoda localidade os custos aumentam muito e a qualidade do produto ou serviço pode ficar comprometida para tentar abaixar esses custos com atividades envolvidas na entrega dos mesmos.

Análise de valor
Agregar valor em um produto, não significa exatamente encher o produto de bugigangas sem nenhum tipo de finalidade. Portanto, saber agregar valor em um produto ou serviço implica e verificar asnecessidades dos clientes ou até mesmo criar uma necessidade até então inexistente. Se o cliente sente uma grande necessidade de ter aquele produto ou serviço ele acaba comprando, mesmo que não seja algo teoricamente necessário para sua existência. A customização é um bom exemplo de criar uma necessidade para o cliente. Chuteiras de futebol com nome e número, é mais cara do que uma chuteiraconvencional e tem a mesma tecnologia, entretanto o cliente paga a mais para ser único, e isso é uma necessidade que a empresa cria para seus clientes, ou seja, ser o único a ter a chuteira com o nome dele.

Avaliação e planejamento
Para as empresas que já tem algum tipo de segmento e deseja abrir outros, ela deve fazer a análise de atividade e a análise de valor. Se nessas análises o resultado forpositivo, ou seja, baixo custo, lucro e boa qualidade, o projeto deve ser aceito e começa a ser feito o planejamento detalhado para execução correta da produção ou da prestação do serviço. E não precisa ser apenas para abrir outros segmentos, para aperfeiçoar algum produto ou serviço, isso também é válido. Para esse aperfeiçoamento o processo seria o mesmo, só que ao invés de criar seria modificar,alterar o produto ou serviço. O modelo de forças competitivas elaborado por Michael E. Porter resumo bem essa ideia das análises, pois nesse modelo é levado em consideração as variáveis externas da empresa, mas que interferem diretamente nos resultados da mesma.

Análise da Cadeia de Valor
O que faz a matéria prima valer algo mais é ela agregar valor durante seu processo de produção. A cadaprocesso que o produto ou serviço passa ele gera um custo e também agrega valor. O tecido em sua forma bruta não tem grande utilidade para um cliente porque ele não tem valor agregado, ou mesmo que tenha, é muito pequeno. O valor agregado é o que faz com que o cliente tenha a necessidade de ter determinado produto ou serviço.
A análise da cadeia de valor tem como enfoque principal atingir aeficiência em cada processo dentro da empresa, seja ele uma atividade principal da empresa (logística, operações, serviço, vendas, etc.) seja ela uma atividade secundária ou de suporte (administração e gerenciamento). O certo é que quanto menos “gargalos” a empresa tem em seus processos, menores custos e maior valor em seus produtos ela consegue obter. E isso certamente aumenta os lucros da empresa e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento
  • Planejamento
  • PLANEJAMENTO
  • Planejamento
  • Planejamento
  • Planejamento
  • planejamento
  • Planejamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!