Planejamento e uma aula de libras

Páginas: 5 (1217 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
PLANEJAMENTO DE AULA DE LIBRAS
Desafio de aprendizagem da Disciplina de LIBRAS. Língua brasileira de sinais do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.


















INTRODUÇÃO
Ensinar crianças com diferenças,ainda é um desafio,pois no período em que a inclusão e uma realidade as escolas ao mesmo tempo em que recebe um aluno com necessidadeseducacionais especial estão ainda aprendendo a ensiná-la.Existem ainda muitos professores despreparado para lidar com esse tipo de renovação em sala de aula.Mas a tendência é de mudança ainda que lenta,alguns lugares a inclusão já é um trabalho de equipe.E isso está fazendo grande diferença.
É o que está acontecendo em uma das escolas aqui em nossa cidades Hortolândia,apesar de existirvárias,fomos conhecer uma delas :EMEIF.Nova Hortolândia.Na sala do 5º ano tem 1 aluna e no 4º ano há 3 alunos,onde a prª Elaine é a interprete das salas.
Baseando nessas salas ,preparamos abaixo uma plano de aula com conteúdos iguais porém com algumas atividades que irá auxiliar a aluna.









Plano de aula

A- Público alvo.
Para turma do 5º ano da 1º fase do ensino fundamental.

B-Perfil da turma.
Trata-se de uma turma de 28 crianças onde uma delas tem necessidade de educação especial, pois tem deficiência auditiva (surdo) é usuário fluente e proficiente de libras e tem acompanhamento de um intérprete. Professora e turma receberam noções de libras onde as crianças muitas vezes ajudam a professora a entender o que a colega surda quer dizer. Eles sentam em fileirase tem acesso a revistas, livros e jornais.

C- Tema da aula.
-Escrita de conto de terror.

D- Justificativa.
- Tema escolhido para que os alunos conheçam contos de terror,melhorar a produção de texto leitura e escrita.
Tem por ojetivo Apossar-se de recursos lingüísticos para produzir contos de terror. Colocar-se na posição de leitor e revisar os próprios textos. Desenvolver posturas paraescuta atenta, para a compreensão.


Serão necessário 5 aulas.

F- Conteúdo Previsto.
A sugestão é que leia os contos,mas não precisa usar todos para produção escrita.Será realizada uma leitura e em seguida deverá haver uma conversa com os alunos a respeito da problemática que o mesmo aborda.Por fim deve ser realizada uma produção escrita sobre um tema suscitado pelo conto do dia.
G-Procedimento de ensino.
Além de escuro, o lugar onde o conto será lido pode ser ambientado com alguns cartazes que contenham os trechos mais assustadores da história. Também pode ser usado objetos que contenha na história Isso deve ajudar o aluno com deficiência auditiva a compreender a encenação. Máscaras e acessórios assustadores também ajudam na interpretação. Prepare imagens, desenhos,fotos com símbolos representam alguns vocábulos principais dos contos de terror. Use com todos e individualmente com o deficiente auditivo como referência no momento das tiras, como apoio para a produção. Substantivos abstratos, adjetivos e advérbios, em geral, são de difícil compreensão para o aluno com DA. Pede para o intérprete para fazer a leitura. Ao longo dos debates, anote os pontos levantadospelos alunos no quadro. Em grupos, as crianças podem ajudar a colega com deficiência auditiva escrevendo todas as idéias para a reestruturação do texto. Peça para que falem pausadamente e olhando para o colega para estimular a leitura orofacial. Vale lembrar, também, que a exibição de trechos do filme Poltergeist precisa ter legendas. Se necessário, pode ser recomendado a aluna surda que releiao conto e assista novamente ao filme no decorrer das realização das atividades subseqüentes.

1ª Aula
Leia o conto Medo de Espelhos, se possível em um local previamente preparado, escuro e à luz de velas. Crie suspense ao ler, mude o tom de voz e faça pausas para provocar medo e tensão. Em seguida, comece o debate. O que despertou medo? E suspense? Algum trecho frustrou e poderia ser...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento de libras em ensino fundamental
  • planejamento de aula
  • Planejamento de aula
  • planejamento de aula
  • Planejamento de Aula
  • Planejamento de Aula
  • Planejamento de aula
  • Planejamento de aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!