Planejamento e orçamento de vendas

Páginas: 21 (5034 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO DE VENDAS



Luis Claudio Bastos Vila Nova

Professor - Hélio Alves da Cruz
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Administração Geral (ADG0221) – Prática do Módulo VI
13/06/11



RESUMO


Este trabalho foi realizado com a finalidade de ressaltar a necessidade do Planejamento Empresarial, principalmente dentro da área orçamentária, passandopelo planejamento orçamentário, e pelo orçamento de vendas, para as empresas de todos os ramos de atividade e de todos os tamanhos, auxiliando os gestores no controle financeiro e nos processos de tomada de decisão da empresa. Verificar que a elaboração de um orçamento de vendas deve contemplar todos os custos que a empresa possui, desde os materiais utilizados, os impostos a serem pagos, a mão deobra envolvida na execução dos serviços e a margem de lucro que a empresa espera ter, para garantir que a mesma atinja seu objetivo final que é ser lucrativa. A ideia é mesclar a teoria acadêmica com a prática diária exercida dentro da Empresa Pesquisada. Para isto foi realizada uma entrevista com o proprietário da empresa e a analise de algumas planilhas de orçamentos para prestação de serviços aalguns clientes da empresa.


Palavras-chave: Planejamento, Orçamento de Vendas.



1 INTRODUÇÃO


Com um mercado altamente competitivo e cada vez mais especializado, torna-se necessário para as empresas que atuam no mercado de hoje, que se destaquem das concorrentes das maneiras mais inteligentes e diversificadas possíveis, mas sem esquecer o que parece ser imprescindível paratodas elas: planejamento.


Não se pode pensar em uma empresa a médio e longo prazo sem um planejamento prévio de como as coisas deverão ser feitas para que se alcancem os objetivos esperados. Dentre as várias áreas que deverão ser abordadas nestes planejamentos, trabalharemos aqui a importância do Planejamento Orçamentário e do Orçamento de Vendas.


A base de todo negóciosustentável vem do orçamento, para se iniciar uma atividade empresarial e para que esta transcorra dentro do esperado é importante que se premedite despesas, custos e receitas, uma vez que em cima destas será trabalhado o orçamento da empresa.


Com um Planejamento Orçamentário bem elaborado o gestor passará a ter uma ferramenta muito importante nos processos de decisões da empresa, pois saberácomo gerir seus recursos e como formular seus orçamentos de vendas, evitando assim eventuais prejuízos oriundos de decisões não sustentadas na realidade da empresa.


Como toda empresa, independente do seu tamanho e do seu ramo de atuação, ganha dinheiro vendendo produtos ou prestando serviços, é de suma importância que ela saiba como calcular o preço daquilo que será oferecido a seusclientes, uma vez que do resultado destas negociações virão os recursos para a empresa cobrir seus custos totais, e assim tentar obter lucros com suas atividades, possibilitando, a partir daí, planejar seu crescimento de acordo com sua realidade financeira.


1.1 JUSTIFICATIVA

O Orçamento Empresarial pode ser considerado o mais importante mecanismo de gestão para qualquer empresa que pretendaatuar no mercado. Com barreiras comerciais cada vez menores entre os países do mundo, produtos de outros países chegam facilmente ao mercado nacional. Inúmeros são os fatores que favorecem este fato, porém não podemos esquecer que o mercado interno também vem crescendo ao longo dos últimos anos, ou seja, a concorrência cresce a cada ano e cada vez mais especializada. Devido a estes acontecimentos,o preço da maioria dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, deve ser cada vez mais apertado, o que significa dizer que aquele que formular mal o preço daquilo que está oferecendo correrá sérios riscos de fracassar.

Pensando nisto resolvemos abordar o tema, Planejamento e Orçamento Empresarial, e Orçamento de Vendas, para a execução deste trabalho, pois acreditamos que muitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Orçamento de vendas
  • Orçamento de Vendas
  • Orçamento de vendas
  • Orçamento de vendas
  • Orçamento de vendas
  • Orçamento de vendas
  • ORCAMENTO DE VENDAS
  • orçamento de vendas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!