Planejamento e controle produção

Páginas: 6 (1394 palavras) Publicado: 30 de agosto de 2011
As fronteiras da logística  | 16/04/2003
Por que as empresas que querem estar vivas nos próximos anos terão de investir cada vez mais na integração de seus processos

|[pic] |
|Distribuição da Souza Cruz em São |
|Paulo: operação quase perfeita na |
|madrugada |

Por Maria Luisa Mendes

EXAME Edição(790) O sol ainda nemnasceu no centro de distribuição da Souza Cruz, localizado no bairro do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, mas o local ferve. Um exército de funcionários embarca centenas de caixas de papelão em vans imaculadamente brancas. Elas partem em comboio, levando pacotes e mais pacotes de cigarros solicitados no dia anterior por donos de bares, restaurantes, padarias e supermercados que fazem parte da redede 740 000 pontos-de-venda da empresa que é líder em cigarros no Brasil. Tudo foi rigorosamente separado, conferido e encaixotado em ritmo alucinante para dar conta de um compromisso: entre o pedido e a entrega não é permitido ultrapassar a barreira das 24 horas.

Com essa operação praticamente perfeita num território de complexidade e dimensões como o do Brasil, a Souza Cruz é um benchmark. "Aempresa é um modelo de logística de distribuição", diz Paulo Fernando Fleury, diretor do Centro de Estudos em Logística do Coppead, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os especialistas admiram, os concorrentes invejam, os clientes adoram. Só há um insatisfeito: a própria Souza Cruz. Há quatro meses a empresa fechou uma parceria com a TNT, um dos maiores provedores de serviços logísticos domundo. Graças ao contrato, a distribuição aos 4 000 pontos-de-venda na Grande Curitiba foi terceirizada. A idéia é que a TNT consiga moldar uma engenharia de distribuição, fazendo parceria com fabricantes de salgadinhos, pilhas, balas e outros produtos (que não concorram com a Souza Cruz, claro) para repartir custos. Se o plano der certo, a Souza Cruz acredita que conseguirá diminuir seus custosde distribuição em até 30% nos próximos dois anos, estendendo o projeto para outras áreas do país. Desde os primórdios da história da empresa, na década de 20, quando seus maços de cigarros eram entregues em carroças, a distribuição é função da Souza Cruz. "Está no nosso DNA", diz Joel Marin, diretor de distribuição da empresa. "Mas nos últimos tempos vínhamos nos perguntando se não poderíamos serainda mais eficientes."

Como trazer os processos logísticos das fábricas para o centro da estratégia empresarial e dar um salto de competitividade? Assim como aconteceu na Souza Cruz, essa é uma pergunta que a alta gestão de muitas das maiores empresas do país estão fazendo com insistência a seus executivos. E eles procuram respostas. Preocupações ligadas à logística integrada são responsáveishoje por pelo menos um quarto dos negócios da Bain&Company, contra 5% em 1998, primeiro ano de funcionamento da consultoria no Brasil. "As empresas estão descobrindo que logística é um capítulo do controle de custos que não foi lido", diz Giovanni Fiorentino, vice-presidente da Bain.

Restrito a executivos que têm de tomar decisões sobre gestão operacional e planejamento de processos-chave nasgrandes corporações, o curso de imersão em logística empresarial, promovido anualmente pelo Coppead em parceria com a Michigan State University, é oferecido há nove anos. Durante cinco dias, cerca de 60 executivos-alunos ficam confinados num resort em Angra dos Reis, no litoral fluminense. Não é barato (quase 8 000 reais), mas a procura só aumenta. Nas duas últimas edições foi necessário abrirturmas extras. "É provável que tenhamos mais classes novamente neste ano", diz Fleury. Esses alunos estão se preparando para assumir posições mais altas na hierarquia de suas empresas. Um levantamento feito pela consultoria Boucinhas&Campos, a pedido de EXAME, revelou que em 223 empresas com faturamento anual de 10 milhões a 200 milhões de dólares o profissional responsável por logística ocupa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento e controle da produção
  • PLANEJAMENTO CONTROLE E PRODUÇÃO
  • planejamento e controle da produção
  • atps planejamento e controle da produçao
  • PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
  • Planejamento e controle da produção. (pcp)
  • Planejamento, programação e controle de produção
  • Pcp planejamento controle de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!