Planejamento e controle da Produção

Páginas: 6 (1257 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014





Trabalho
De
Planejamento e controle da Produção








Métodos De Apressamento do Tempo Total
Ao consultar a carga de maquinas (cronograma onde se assinala o comprometimento de ocupação das maquinas da fabrica), o programador sabe que nem toda as maquina estarão disponíveis, pois algumas já estão carregadas e para ser feita a programação terá que utilizar diasdisponíveis para o mesmo(programação). Para que isso não ocorra é necessário o apressamento que nada mais é do que o encurtamento do tempo total, com métodos como:
Cortes dos Intervalos:
Para reduzir o tempo de parada dos equipamentos algumas empresas adotam ferramentas que foram desenvolvidas através de estudos uma dessas ferramentas é conhecida como Smed.
O que é o smed? (Troca rápida de ferramentas),designa uma ferramenta de gestão com objetivos de melhoria contínua.
O objetivo desta ferramenta é o de contribuir para a redução do tempo de preparação (o chamado tempo de setup), O tempo de preparação dos equipamentos é uma operação muitas vezes complexa e demorada e sem qualquer valor acrescentado para o produto pelo que a sua redução tem um efeito direto no tempo disponível para produção e naredução do tempo total do ciclo de produção.
Basicamente, a metodologia SMED consiste em sete etapas demonstradas na Figura abaixo:


1 – caracterização da situação atual: observar o processo atual da comutação, fazer um vídeo da troca, estudar os tempos e entrevistar os operadores.
2 – Identificação de setup interno e externo: são separados as atividades executadas com a máquina parada(interna ou setup interno) das atividades executadas longe da máquina com a mesma em funcionamento (externa ou setup externo). Deve ser preparada uma lista de verificação para o setup externo (check – list).
3 – Migração para setup externo: etapas de transformação de atividades internas para externas.
4 – Otimização de setup interno: aumentar a eficiência das atividades internas restantes.
5 –Otimização de inicio de operação: aperfeiçoar o processo de colocação da máquina em operação com o intuito de reduzir o tempo de início de produção (star - tup).
6 – Otimização de setup externo: aumentar a eficiência das atividades externas.
7 – Definições de procedimentos: formalizar a sequencia de ações que devem ser adotadas para a redução dos tempos de setup.
Obs.: cada empresa deve montar alista de ações de acordo com sua metodologia de trabalho.
Agrupamento das Operações:
Tem-se que recorrer ao agrupamento das operações quando se necessita de uma redução maior no tempo, que consiste em não se esperar que todas as unidades de Ordem de fabricação fiquem prontas para iniciar a operação seguinte.


Loteamento:
O loteamento e uma ação que consiste em dividir a ordem de fabricaçãoem lotes. Esta ação faz com que não se fabrique a quantidade total expressa na Ordem de Fabricação e sim parte dela. Podendo partir para a fabricação de outros produtos ( fazendo Set-up) e retornando a ordem de fabricação num período mais oportuno.Essa troca ou set-up acaba gerando um custo, já que vai envolver profissionais para a preparação e retorno a produção. Causando um tempo de maquinaparada.



Outros
Existem outros recursos de apressamento que podem ser utilizados pelo Planejamento da Produção, tais como:
Horas Extras
Todo trabalho realizado após o limite de horas estabelecidas na Constituição, no contrato de trabalho ou nas normas coletivas da categoria é considerado como hora extraordinária.
A duração do trabalho é tema de tanta importância para o legislador que seuslimites têm previsão na própria Constituição Federal. O artigo 7°, inciso XIII, dispõe: "São direitos dos trabalhadores... XIII – duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias e 44 semanais facultadas a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho."
Assim sendo, todo trabalho realizado após o limite de horas estabelecidas na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento e controle da produção
  • PLANEJAMENTO CONTROLE E PRODUÇÃO
  • planejamento e controle da produção
  • atps planejamento e controle da produçao
  • PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
  • Planejamento e controle da produção. (pcp)
  • Planejamento e controle produção
  • Planejamento, programação e controle de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!