Planejamento, Plano Diretor e Gestão de Projetos

Páginas: 3 (575 palavras) Publicado: 7 de abril de 2014
A visão de futuro consiste em um planejamento estratégico, apontando o caminho a ser seguido pela organização, como forma de responder às mudanças no ambiente, projetado para o longo prazo, tendoseus efeitos e consequências estendidas por vários anos à frente, tendo em vista uma melhora na relação entre a organização e o ambiente externo no qual ela encontra-se inserida.
A ConstituiçãoBrasileira de 1988 deu ênfase à função de planejamento, quando introduziu significativamente mudanças na forma de condução do processo orçamentário, pois aliou o orçamento público ao planejamento. Umplanejamento estratégico municipal oferecerá condições para que os instrumentos de planejamento PPA, LDO e LOA, que viabilizam as ações governamentais, se integrem à visão de futuro, dinamizando o municípioe facilitando o desenvolvimento socioeconômico.
Fortalecendo o processo de planejamento municipal, a Constituição Federal definiu regras básicas da política urbana, destacando a necessidade deelaboração e aprovação do Plano Diretor, instrumento que reúne as diretrizes para o desenvolvimento do município e as estratégias de ocupação do território municipal, especialmente o urbano, com base nacompreensão das funções econômicas, das características ambientais, sociais e territoriais dos municípios, assim como de sua região de influência. A visão de longo prazo, o que o município quer ser nofuturo de uma forma institucionalizada e não temporal (dependente dos mandatos) devem, em função de lei, estar contida no Plano Diretor municipal. O PPA, a LDO e a LOA devem incorporar as diretrizes emetas do Plano Diretor, sendo esse o pilar do sistema municipal de planejamento.
O Estatuto da Cidade, regulamentado pela Constituição Federal, visa alinhar os municípios em seu crescimentoeconômico, populacional e territorial. Seu desafio é planejar o futuro da cidade, incorporando todos os setores sociais, econômicos e políticos que a compõem, de forma a construir um compromisso entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento, plano diretor, gestão de projetos
  • PLANEJAMENTO E GESTÃO URBANA EM TERESINA (PI): NOTAS DA AGENDA 2015 COMO PLANO DIRETOR
  • PROCESSO DE PLANEJAMENTO MUNICIPAL – PLANO DIRETOR
  • Avaliação, implementação e gestão do plano diretor
  • Projeto de Plano diretor de Apiaí/SP
  • Planejamento e gestão de projetos
  • Planejamento e Gestão de Projeto
  • AD2 planejamento e gestão de projetos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!