Planejamento na educação infantil: além das atividades com foco na criança

Páginas: 9 (2106 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
Planejamento na Educação Infantil. Além das atividades, com foco na criança.


Márcia Silveira da Silva
Professora-Viviane Antunes
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED0062) – Prática do Módulo V
25/06/2012


RESUMO

Nos dias atuais, cada vez mais, a educação de crianças de 0 a 6 anos vem sendo considerada um investimento necessário para oseu desenvolvimento desde os primeiros meses até a idade de ingresso nas séries iniciais. Por isso a importância do planejamento nas vivencias diárias desta fase, pois a atitude de projetar um roteiro que leve ao conhecimento, interação e experiência é de suma importância. Mas afinal, para que e como planejar na educação infantil? Este é nosso grande questionamento, que será abordado no presentetrabalho.


Palavras-chave: Educação infantil. Planejamento.


1 INTRODUÇÃO

Na área da educação infantil tem crescido a preocupação relacionada a como planejar para crianças de 0 a 6 anos de modo geral, mas principalmente com as crianças menores de 3 anos. A educação infantil é a primeira etapa da educação básica, espaço deconvivência, ampliação de conhecimentos, experiências. Um lugar de socialização, interação, troca de afeto, realmente um berço de conquistas, desenvolvimento de aprendizagens e inserção sociocultural. Baseado nisso tamanha é a preocupação a cerca do assunto, pois a educação infantil vem cada vez mais ganhando estatuto de direito, colocando-se como etapa inicial, que por sua vez tem responsabilidade nodesenvolvimento e aprendizagem, que precisa estar acompanhado de um trabalho intencional e de qualidade.
Tamanha preocupação, é natural, pois o que queremos questionar é como planejar na educação infantil? Devemos fazer atividades com crianças de 0 a 3 anos, ou só cuidar já é o necessário? É preciso que os professores reflitam sobre suas práticas, que tenham um olhar profundo, percebendo que oplanejamento não é apenas uma lista do que se pretende fazer na sala de aula, e sim o que vamos desenvolver ou não nas crianças baseado nas atividades propostas, para que de fato nosso planejamento tenha um significado.

É nessa fase da educação infantil que atingimos o pico do desenvolvimento que transformarão essas crianças.


2 DESENVOLVIMENTO

Atualmente baseado na Lei de Diretrizes e Bases daEducação Nacional (LDB), que diz que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, nos remete uma certa preocupação, pois segundo ANTUNES ( 2004, P. 9) “ A educação infantil é tudo; o resto quase nada.” Mas como encarrar a educação infantil como tudo, se a importância que se dá a ela é quase nenhuma?

Bem sabemos que a maioria das escolas de educação infantil não estão bemestruturadas para atender a essas crianças, no que diz respeito ao espaço, estrutura, material pedagógico e formação dos profissionais. Mas será que o problema está restrito somente ao que citamos? Não, várias são as situações que podem afetar no trabalho a ser desenvolvido na etapa da educação infantil, como exemplo a equipe diretiva da escola que por muitas vezes acaba podando o trabalho dosprofissionais. É preciso que se perceba a importância do ato de planejar, para que se execute um trabalho intencional e de qualidade, pensando nas necessidades da turma, sua faixa etária e no que essas atividades irão acrescentar no desenvolvimento dessa criança, e não apenas preencher o seu tempo dentro da escola.

É essencial que fique claro que a educação infantil é divida em etapas, ou seja, por faixaetária, por isso é preciso planejar de acordo com o que cada faixa etária necessita para que não se atropele o desenvolvimento das crianças. Temos que refletir para que e para quem vamos planejar, só então vamos ver de que forma concretizar na prática esse planejamento. Atualmente no Brasil, grande parte das escolas de educação infantil levam em conta toda essas questão de um planejamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O desenvolvimento das crianças na educação infantil através de atividades lúdicas
  • APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇAO INFANTIL
  • Criança especial educação infantil
  • Adaptação da criança na Educação Infantil
  • A criança e a educação Infantil
  • A criança na educação infantil
  • O TDAH NA CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • alfabetização de crianças na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!