PLANEJAMENTO INTERDISCCIPLINAR DE PORTUGU S E HIST RIA 2 Regencia

1047 palavras 5 páginas
PLANEJAMENTO INTERDISCCIPLINAR DE PORTUGUÊS E HISTÓRIA
Escola Municipal Amaro Alexandrino
Discentes: Jamesson Manoel e Maria Clara A. Souza
Ano: 5º ano
Tema: História Local
Objetivo geral: Reconhecer algumas semelhanças e diferenças sociais, econômicas e culturais, da dimensão cotidiana existente na sua localidade.
2º Regência
Objetivos específicos:
Conhecer e acompanhar acontecimentos no tempo;
Percebe-se como parte integrante da história;
Composição de relato pessoal;

Conteúdo:
Produção de texto;
Diferentes maneiras possíveis de periodizar a história.
Metodologia:
1º momento: Começar a aula com a leitura das histórias das crianças, solicitadas na aula anterior, como atividade de casa, indagando perguntas sobre se encontraram vínculo com a história tradicional e se consideram essas histórias que trouxeram importantes. (30min)
2º momento: Mostrar o vídeo “Paulista Invenção dos Lundgren” e propor um debate com os alunos, pedindo para que cada um aponte algo da história que não conheciam ou o que achou importante. Questionar sobre a importância da fábrica para época, o trabalho das pessoas nesta e como era Paratibe antigamente. (1h)
3º momento: Ler a reportagem “Paulista terá shopping”, para dar continuidade ao debate sobre a fábrica de paulista, ressaltando sua importância na economia, na vida social das pessoas que ali viviam/vivem e as alterações que surgiram com a nova construção. (40min)
4º momento: Pedir que ilustrem as mudanças na história através de desenho. Após o término das ilustrações, proporcionar que as imagens circulem pela sala e pedir que cada um explique o que criaram e por que. (10min)
5º momento: Com o fim da amostragem, colocar a música “Saga de um vaqueiro – Mastruz com Leite” e indagar questões para que os alunos vejam que se trata de um relato pessoal, pedindo assim, que encontrem semelhanças com os relatos do vídeo. (15min)

Saga de um vaqueiro – Mastruz com Leite

Vou pedir licença pra contar a minha história...
Como um vaqueiro tem suas

Relacionados