Planejamento imobiliário, fomento imobiliário, demanda por imoveis, aumento nas ofertas de vendas de imoveis, a inter-relação mercado imobiliários.

Páginas: 5 (1091 palavras) Publicado: 10 de abril de 2012
PLANEJAMENTO IMOBILIÁRIO

Vivemos uma época onde o marketing como conhecemos está mudando radicalmente, o cliente não é mais o mesmo do passado, técnicas cinqüentenárias já não são mais suficientes para atrair a atenção deste, que se torna a cada dia mais exigente, repare inúmeros são os anúncios imobiliários em jornais.
As obras em construção, placas em imóveis, panfletosentregues em esquinas que nos deparamos diariamente, onde a maioria das vezes passa imperceptível dentro deste amarfanhado de empresas ofertando seus produtos. A grande quantidade de imóveis em ofertas tem exigido novas práticas por parte de construtoras e imobiliárias. Gastamos 77% de nosso dia com comunicação, informação, entretenimento e interatividade, o resto é conseqüência desses quatro itens.As empresas precisam oferecer exatamente isso para o publico.
E é neste cenário extremamente competitivo, que nunca se viu tamanha criatividade e inovação no mercado imobiliário Percebendo que inovar e se diferenciar, são fatores importantíssimo para o sucesso, diverso são as empresas imobiliárias que através de criatividades, tecnologia e boas idéias estão realizando ações de marketingsensacionais.
FOMENTO IMOBILIÁRIO
As agências de fomento têm como objeto social a concessão de financiamento de capital fixo e de giro associado a projetos na Unidade da Federação onde tenham sede. Devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima de capital fechado e estar sob o controle de Unidade da Federação, sendo que cada Unidade só pode constituir umaagência. Tais entidades têm status de instituição financeira, mas não podem captar recursos junto ao público, recorrer ao redesconto, ter conta de reserva no Banco Central, contratar depósitos interfinanceiros na qualidade de depositante ou de depositária e nem ter participação societária em outras instituições financeiras. De sua denominação social deve constar a expressão "Agência de Fomento"acrescida da indicação da Unidade da Federação Controladora. É vedada a sua transformação em qualquer outro tipo de instituição integrante do Sistema Financeiro Nacional. As agências de fomento devem constituir e manter, permanentemente, fundo de liquidez equivalente, no mínimo, a 10% do valor de suas obrigações, a ser integralmente aplicado em títulos públicos federais. (Resolução CMN 2.828,de 2001).


A INTER-RELAÇÃO MERCADO IMOBILIÁRIO E PODER PÚBLICO

Devemos ressaltar a importância da inter-relação entre os dois agentes que ora apontamos na promoção, manutenção e aumento dos processos de exclusão social nas cidades médias. Ou seja, mercado imobiliário e Poder Público. Não atuam sozinhos ou em separado. Pelo contrário, os dois agentes se complementam, quando não seconfundem ou se tornam parceiros de um mesmo empreendimento.
Um dos exemplos dessa atuação em conjunto entre mercado imobiliário e Poder Público, pode ser tanto uma falta de legislação rígida ou específica para o controle da proliferação dos já citados loteamentos ou condomínios fechados, ou ainda a implantação de loteamentos populares em áreas inadequadas ao desenvolvimento urbano,como também a negligência ou a falta de capacidade de fiscalização e controle sobre a produção da cidade e do espaço urbano como um todo.
Essa associação entre o Poder Público Municipal e o mercado imobiliário, da qual o primeiro também participa gera um planejamento e uma gestão urbanos pouco democráticos como afirmam Souza (2002), que procura sempre privilegiar os interesses de umapequena parcela da população, em detrimento de melhores condições de vida para a grande maioria da população.
Uma das formas sobre como o Poder Público pode interferir diretamente no aumento/expansão dos processos no setor imobiliário se dá através da alocação de investimentos públicos, principalmente em infra-estrutura urbana, de forma diferenciada para as diferentes classes sociais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento estratégico no mercado imobiliário
  • O SUCESSO EM VENDAS como vencer no mercado imobiliário
  • Mercado imobiliario
  • Mercado imobiliario
  • mercado imobiliário
  • Mercado imobiliario
  • Mercado Imobiliário
  • mercado imobiliarios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!