Planejamento Financeiro e Tributário

Páginas: 9 (2221 palavras) Publicado: 1 de março de 2014
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA.
FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO COM ÊNFASE EM FINANÇAS





Ariane Weiss da Silva RA-0808178141
Débora Correia da Silva RA-0802624
Liliane Padiar de Paula RA-0808166324









ETAPAS 1 à 3 – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (ATPS) DA DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIOProfessora Maria do Socorro Lopes de Freitas










São José dos Campos-SP
Setembro de 2011


SUMÁRIO


1 Etapa 1 03
1.1 Passo 1 03
1.2 Passo 2 04
1.3 Passo 3 05
1.4 Passo 4 05


2 Etapa 2 06
2.1 Passo 1 06
2.2 Passo 2 07
2.3 Passo 3 08
2.4 Passo 4 09

3 Etapa 3 09
3.1 Passo 1 09
3.2 Passo 2 09
3.3 Passo 3 10
3.4 Passo 4 10




Referências 11Anexos 12
I
II



1 Etapa 1


Principais funções do planejamento financeiro/ tributário


1.1 Passo 1

Entrevista: Luciano Morais Barbero – Contador

1 - Qual a importância que o contador deve dedicar ao assunto “tributos”?

O contador tem papel importantíssimo no Planejamento Tributário, uma vez que sua atuação e suas responsabilidades estão entrelaçadas aoassunto em questão. Embora seja um dos pontos em questionamento, pois não se sabe se o contador está preparado adequadamente para elaboração do Planejamento Tributário, pois a preocupação efetiva da grande parte dos contadores nos tempos atuais, estão na entrega das obrigações ao fisco. Poucos são os que se aprofundam na análise e gerenciamento dos tributos de seus cliente ou empregadores, por setratar de um assunto que em sua concepção é um trabalho de caráter diferencial e adicional as suas competências, e muitas vezes não entendido assim com essencial.
A valorização do profissional de contabilidade pela classe empresarial resulta de necessária mudança de atitude. Ao extrapolar os serviços a ele confiados, a ao oferecer caminhos para diminuição de custos, o contador eficiente passa a serpeça cada vez mais importante na busca do objetivo principal das empresas, ou seja, o lucro (Oliveira, 2005).
Hoje o Planejamento Tributário é realidade, e necessário para saúde e bom desenvolvimento do empresa e está o contador participante de tal mudança, e por isso a adaptação ao novo mercado é de extrema importância.
É indiscutível o fato de que o Sistema Tributário Brasileiro estádiretamente relacionado ao Sistema Econômico-Financeiro do País, e, por estarmos permeados de uma das maiores cargas tributárias do mundo, perdas elevadíssimas e muitas vezes imperceptíveis aos olhos dos empresários afloram a cada dia.

2 - Qual ou quais tributos demandam mais tempo para preparação, análise e
apuração?

Sem dúvida, o PIS/COFINS, está entre os que mais demandam tempo e analise, poispossuem particularidades de difícil definição e aplicação.

3 - O que você entende por Planejamento Tributário?

Planejamento Tributário é o estudo dos meios e instrumentos que a ele adequados, de forma que viabilize o maior entendimento da Situação Tributária da empresa, para que a possibilite trabalhar com as incidências tributárias a ela supostamente obrigada.
Para Sillos (2005), oPlanejamento Tributário é expressão utilizada para representar o conjunto de procedimentos adotados pelo contribuinte com o objetivo de eliminar, reduzir ou diferir para momento mais oportuno a incidência de tributos.

4 - Na sua visão, qual a diferença entre contabilidade empresarial e contabilidade tributária?

Na minha visão a contabilidade empresarial, também é chamada de contabilidade Gerencial,que serve para tomada de decisões internas, dos usuários internos. Já a contabilidade tributaria, está ligada ao estudo e analise dos tributos existentes, que no Brasil, temos atualmente 85 tributos, a contabilidade tributária, preocupa-se com o registro, apuração e recolhimento de tributos, dá atenção a Elisão, Evasão com vista na diminuição dos ônus tributário, a entidade poderá assim de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS Planejamento Financeiro e Tributário
  • Atps planejamento financeiro e tributário
  • Planejamento tributario e financeiro
  • Principais Funções do Planejamento Financeiro/Tributário.
  • Planejamento Econômico/ Financeiro e Legal/Tributário da IMBEL
  • Atps 1ª e 2ª etapa de planejamento financeiro e tributário
  • financeiro tributário
  • Tributário e Financeiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!