PLANEJAMENTO FINANCEIRO Conceitos B Sicos

Páginas: 9 (2056 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015
PLANEJAMENTO FINANCEIRO: CONCEITOS BÁSICOS

Introdução

Atualmente existe uma grande preocupação com a gestão das pequenas empresas, uma vez que as mesmas são consideradas de grande importância no crescimento e maturação de uma economia saudável e responsável pela geração de oportunidades que absorve uma parte considerável da população ativamente econômica disponível no mercado de trabalho epelo incentivo ao desenvolvimento empresarial.
As pequenas empresas tem atuado em vários setores e alcançado êxito em muitos deles, principalmente quando concentra seus esforços em mercados pequenos, isolados, despercebidos ou imperfeitos, atendendo uma demanda marginal e flutuante, mas também encontra várias adversidades como problemas de ordem econômica, financeira, técnica, mercadológica,administrativa ou comportamental, e pela dificuldade de superá-los, muitas delas encerram as atividades de forma involuntária.
Mesmo considerando a existência de vários tipos de problemas, este artigo se concentrará no problema de aspecto financeiro, o qual acredita-se ser gerado a princípio, pela falta de planejamento financeiro, o qual deveria ser utilizado para estimativas de necessidadesfinanceiras, orientando para a melhor forma de manter a disponibilidade exigida e financiamento para o atendimento das necessidades operacionais, minimizando custos de oportunidade (com investimentos a curto prazo) e evitando custos onerosos (programando linhas de crédito).

Aspectos que afetam a gestão da pequena empresa

Conforme Matias e Lopes (2002), existem alguns aspectos que afetamincondicionalmente a gestão da pequena empresa, e esses podem ser considerados como pontos fortes e fracos que se refletem nos resultados finais.
São eles:
. Pontos fortes: podem ser considerados pontos fortes da pequena empresa, a maior flexibilidade devido a menor burocracia; maior agilidade na tomada de decisão por depender de um número reduzido de pessoas; maior comunicação entre os membros da empresa,tornando o processo mais eficaz do que em empresas maiores; uma relação mais integrada com o público da empresa que são os empregados, clientes, fornecedores e a comunidade, e ainda a capacidade de oferecer um atendimento diferenciado e personalizado a seus clientes.
Alguns autores também consideram a logística um ponto forte, por estar próximo ao cliente final, o que proporciona um contato maisdireto. A empresa poderá ter conhecimento mais rápido de suas necessidades, gerando a possibilidade de rápida adaptação, por causa de sua flexibilização. Entretanto outros autores discordam, sob alegação de que a falta de organização e planejamento organizacional, a logística seria um ponto fraco das pequenas empresas, que com número reduzido de empregados e muitas vezes desqualificados nãoconsideram a logística essencial para a redução de custos e geração de lucros.
. Pontos fracos: como pontos fracos, são considerados: a má gestão, tida como responsável por 90% dos fracassos, ocasionada pela falta de conhecimento que envolve os princípios da administração e instrumentos básicos de gestão, além da falta de recursos financeiros e dificuldade na obtenção de crédito; falta de capacidadepara enfrentar momentos de instabilidade e dificuldade da empresa; falta de profissionais qualificados; burocracias gerais; acato a imposições de preços de grandes fornecedores e clientes; concorrência das grandes empresas; disponibilidade de desentendimentos entre os proprietários e ocorrência de eventos pessoais; visão á curto prazo; desinformação sobre os principais acontecimentos econômicos,políticos e sociais no Brasil e no mundo, e a falta de disciplina e organização.
Além dos pontos fortes e fracos identificados, as pequenas empresas deverão estar atentas a alguns fatores específicos de sucesso e fracasso como segundo Schell (1995), a “solidão” empresarial que ocorre através de um aprendizado empírico, sem a utilização de fontes de consulta (outros empresários), más contratações,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blender Conceitos B Sicos
  • Conceitos B Sicos De Contabilidade
  • CONCEITOS B SICOS DE EPIDEMIOLOGIA
  • Conceitos B Sicos De Sociologia
  • CONCEITOS B SICOS DA PTICA
  • CONCEITOS B SICOS AIA
  • Conceitos B Sicos Em Ecologia
  • Conceitos b sicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!