Planejamento familiar

Páginas: 7 (1682 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
Talvez um dos assuntos mais esquecidos, porém de suma importância para qualquer pessoa é o orçamento familiar. Embora seja um assunto para o qual a maioria das pessoas não dá muita importância, o orçamento familiar é a única maneira de fugir de situações financeiras difíceis e principalmente dos endividamentos.
A grande maioria das pessoas encontra-se endividada, principalmente porque não sabemter um controle adequado sobre aquilo que ganham e que gastam. É interessante que embora isso seja verdadeiro, poucas pessoas dão verdadeira importância para ter um orçamento e viver dentro dele. Acabam se atolando em dívidas, e como conseqüência surgem tantos outros problemas que acabam ficando doentes ou depressivas.
Porque ter um orçamento familiar
É muito importante ter um orçamentofamiliar, principalmente porque essa é uma forma segura de evitar dívidas e principalmente de alcançar todos os objetivos e conquistar aquilo que se sonha. Além disso, o orçamento familiar é a garantia de uma vida mais segura e tranqüila. Toda família e todo indivíduo que almeja trabalhar melhor com o dinheiro e ter uma vida mais equilibrada financeiramente, precisa ter um controle sobre aquilo que ganhae aquilo que gasta.
O orçamento familiar é importante também para que se possa, por exemplo, programar aonde investir o dinheiro, quais serão as reservas e também para planejar uma viagem de férias. Um bom orçamento familiar deve contemplar tantos as realizações de curto, quanto de médio e longo prazo. Afinal de contas você tem tanto sonhos de curto, quanto de longo e médio prazo a realizar.Portanto o orçamento familiar deve contemplar todas estas necessidades.
Se você nunca preparou um orçamento familiar e nem sequer tem noção de como fazer isso, leia o artigo como fazer um orçamento familiar[->0] e aplique as dicas que vai encontrar, pois com certeza serão de grande ajuda para que você possa prepará-lo. Mas lembre-se, fazer um orçamento familiar não é tudo, é preciso colocá-lo emprática







orçamento domestico


Orçamento Doméstico

A elaboração do orçamento doméstico nem sempre é uma tarefa fácil. Definir quais são as suas necessidades e planejar todos os gastos, considerando sempre a renda disponível, é uma forma de começar a economizar.

Inicialmente, relacione suas despesas fixas tais como luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte,educação, assistência médica, alimentação etc. Acrescente à lista as despesas eventuais com remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer e outras. Para estas, reserve uma parte de seu salário pois, esses gastos, muitas vezes inesperados, não são raros. Esta cartilha pretende, através de algumas orientações, ajudá-lo a controlar seu orçamento.

Como economizar nas despesas fixasAlimentação

Antes de ir ao supermercado, elabore uma lista de tudo o que você precisa. Desta forma, evitará gastos desnecessários. Fique atento à disposição dos produtos nas prateleiras: supérfluos e itens mais caros estão, normalmente, sempre ao seu alcance.

Lembre-se de que as pessoas têm maior tendência a comprar superfulas quando vão ao supermercado com fome.

Vestuário

Nãocompre por impulso. Pesquise! O mesmo produto pode ser encontrado em diversas lojas por preços diferenciados. Cuidado com as promoções. Nem sempre elas são tão vantajosas quanto se apresentam.

Mensalidades (escolares, convênios, clubes etc.)

Atente-se às cláusulas referentes às datas de vencimento dos pagamentos, assim como às penalidades previstas em contrato. Procure, se possível, adequar osvencimentos a datas posteriores a do recebimento do seu salário.

Energia

1) Lâmpadas

Aproveite a iluminação natural, abrindo cortinas e janelas. Locais que não estão sendo usados dispensam lâmpadas acesas. Lembre-se de que pinturas escuras dentro de casa exigem mais iluminação, gerando maior consumo de energia. Em locais de grande circulação (cozinha, área de serviço, banheiro) procure...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento familiar
  • Planejamento familiar
  • Planejamento familiar
  • PLANEJAMENTO FAMILIAR
  • Planejamento familiar
  • planejamento familiar
  • planejamento familiar
  • Planejamento familiar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!