PLANEJAMENTO ESTRAT GICO DE UMA RELOJOARIA

3864 palavras 16 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO
CENTRO-OESTE

DANIEL DUARTE LIBERATO
GABRIEL DUARTE DE OLIVEIRA
JOANA CAROLINA NICOLAU COSTA
JOÃO PAULO FALEIRO SILVA
SUELEN FERREIRA MARTINS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA RELOJOARIA

LUZIÂNIA
GOIÁS – BRASIL
2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DESENVOLVIMENTO DO
CENTRO-OESTE

Daniel Duarte Liberato
Gabriel Duarte de Oliveira
Joana Carolina Nicolau Costa
João Paulo Faleiro silva
Suelen Ferreira Martins

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA RELOJOARIA

Artigo Cientifico apresentado ao Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste como parte das exigências para obtenção da menção do componente curricular Planejamento Estratégico.

LUZÂNIA – GOIÁS
2014
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA RELOJOARIA

RESUMO

No Brasil as micros e pequenas empresas representam 20% do Produto Interno Bruto-PIB, correspondendo, em percentuais, a 99% das empresas existentes e 60% dos empregos gerados, representando a movimentação de R$700 bilhões de reais ao ano e a geração de 56,4 milhões de empregos, segundo dados do IBGE, Dieese e Sebrae Nacional.
Na atualidade as palavras globalização, competitividade, reações de mercado, retração, marketing agressivo e planejamento estratégico, norteiam a realidade das empresas, para fins de otimização dos resultados operacionais. São palavras e expressões usadas no cotidiano das grandes organizações porém, as pequenas empresas ainda não adotam tais conceitos agindo, muitas vezes, na informalidade, no “apagar incêndios” o que pode até levar ao final de um empreendimento que se apresentava com um futuro bastante promissor.
Deste modo, o objetivo do presente artigo é discorrer sobre a importância do planejamento estratégico nas organizações, para que as mesmas possam traçar seus objetivos para o sucesso de seus negócios. Desta forma pretende-se apresentar uma proposta de Planejamento Estratégico utilizando o Balanced Scorecard no setor de semi-jóias.

Palavras- chaves:

Relacionados

  • 1220
    9779 palavras | 40 páginas