Planejamento estratégico

Páginas: 5 (1225 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014


Planejamento Estratégico: Análise da matriz SWOT

Identificação da Obra
ANDREUZZA, MÁRIO G.S.B Planejamento estratégico. Disponível em: http://www.madeira.ufpr.br/disciplinasgarzel/12.pdf. Visualizada em 28 de Março de 2014.

Autor da Publicação
 Mário Giussepp Santezzi Bertotelli Andreuzza – Doutor em Política, Estratégia e Alta Administração. Possui MBA Executivo na Fundação GetúlioVargas – RJ e é pós – graduado em Gestão Empresarial, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especializado em Planejamento e Gestão Estratégica e em Gestão de Projetos, pela Escola Nacional de Administração Pública (Brasília – DF) e em Tecnologia pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército – RJ. Professor de Inteligência Competitiva da Universidade Católica de Brasíliade 2004 a 2006 e de fundamentos do Gerenciamento de projetos da FGV – Brasília, no mesmo período. É consultor qualificado e experiente em Análise estratégica e análise Prospectiva. Gerenciou o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro. É diretor do Núcleo de Políticas, Estratégias e Negócios do Instituto Eckart.

Síntese da publicação:
A Matriz SWOT é uma técnica que auxilia naelaboração do planejamento estratégico, tal ferramenta analisa as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de uma organização, sendo as duas primeiras observadas no ambiente interno e as duas últimas focadas na análise do mercado.
No ambiente interno, constituímos os pontos fortes (fortalezas) e pontos fracos (fraquezas), ambos construídos a partir dos recursos humanos, organizacionais e físicos. Paraos recursos humanos, observa-se a experiência no segmento, capacidade humana necessária na execução de determinada atividade, conhecimentos técnicos e operacionais e habilidades. No recurso organizacional, a análise é feita por intermédio de sistemas e processos da empresa, sendo eles: estratégias, estruturas e a cultura organizacional. Por fim, para os recursos físicos focam-se em assuntosreferentes às instalações, equipamentos, tecnologias e canais.
No ambiente externo, constituímos as oportunidades e ameaças, para tais pontos vale ressaltar que neste ambiente não existe um controle efetivo da empresa, uma vez que se referem de situações provenientes do mercado e que tais situações pode influenciar positivamente ou negativamente o andamento da própria empresa. Como fatores conhecidoscomo “oportunidades” temos os seguintes tipos:
a) Naturais: as oportunidades naturais são as incorporadas à natureza da empresa.
b) De evolução: as oportunidades de evolução são proporcionadas à empresa através da formação e consolidação gradativa de condições e circunstâncias que tenderão a concretizar uma vantagem definida e concreta.
c) Sinérgicas: as oportunidades sinérgicas proporcionamsituações complementares e adicionais para a empresa. Normalmente, provocam modificações na estrutura organizacional e exigem novo setor de conhecimento.
d) De inovação: as oportunidades de inovação normalmente modificam as características econômicas fundamentais e a capacidade da empresa; requerem grande esforço, recursos de primeira classe e dispêndios em pesquisa e desenvolvimento.
Já asameaças são conhecidas como:
a) Naturais: são as incorporadas à natureza da empresa.
b) Aceitáveis: são as que a empresa permite aceitar, sendo importante analisar até que ponto a situação é aceitável.
c) Inaceitáveis: são as que a companhia não se permite aceitar devido a sua incapacidade em explorar uma situação de êxito quando esta ameaça existir.
O objetivo de construir a matriz SWOT, como umadas ferramentas do planejamento estratégico, é de fato levantar pontos que auxiliarão na observação da empresa como um todo, isto é, considerar os pontos fortes, reduzindo os pontos fracos, aproveitar as oportunidades e se proteger das ameaças.
Vale ressaltar a importância de se retomar periodicamente tal análise, tendo em vista as constantes mudanças ocorrentes no mundo, as diferentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!