Planejamento estratégico

Páginas: 5 (1042 palavras) Publicado: 17 de junho de 2011
PLANEJAMENTO ESTRATEGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

SÃO LUÍS
2010

INTRODUÇÃO

As estratégias vêm colocar uma forma de definir e obter resultados. Andrews (1991) diz que a estratégia das organizações é como um modelo de decisão nas empresas, no qual estão definidos os objetivos, regras, planos, fronteiras de negócios e atuação. Ele considera que a análise de riscos,ameaças e oportunidades externas são tão importantes quanto valores pessoais, aspirações, ideais e aspectos éticos para a escolha dos objetivos. Ele ainda expressa que em cada organização a combinação de recursos, valores e capacidades devem ser única, o que alcança resultados únicos em cada empresa e em cada situação.
TI não é mais vista nas organizações sob a óptica de tecnologia e deoperações, mas sim no ponto de vista dos negócios e das estratégias, se comunicando com todos os sistemas e subsistemas, na gestão e na tomada de decisões.
O que até então era um discurso, começou a tomar corpo, ou seja, o alinhamento do PETI ao PEC está se tornando cada vez mais realidade nas organizações.
O mundo de TI é complexo, dada a extensão do assunto somado à velocidadede lançamento de novas tecnologias, ainda mais no mundo de hoje onde a combinação entre elas acelera ainda mais essa velocidade de inovação. Cabe aqui mais um papel importante ao CIO: o de transformar tal complexidade em coisas simples. Ao mesmo tempo em que busca oportunidades de melhorias nos negócios organizacionais.

Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação

Asorganizações para serem inteligentes precisam disponibilizar produtos
de qualidade ,pratica bom atendimento,adequar sua política de venda e preços aos clientes,cumpri prazos predefinidos e estar atenta Às mutações do mercado.Essas exigências forçam as organizações reverem seus valores comerciais,humanos e tecnológicos, o que por si só, não garantem as principais metas organizacionais e ainteligência empresarial. Esses valores merecem atenção especial com análise estratégica e planejamento efetivo, envolvendo toda a organização, principalmente no que tange a adoção da TI e respectivos recursos com o objetivo de alcançar estas metas organizacionais. Nesse sentido, dois fatores são vitais para as organizações no atual momento de competitividade e globalização: a definição de umaestratégia de posicionamento no mercado e a utilização da TI como valioso recurso para a definição e manutenção desse posicionamento estratégico. Juntamente com a TI, o capital intelectual e a gestão do conhecimento também aparecem como outros valiosos recursos estratégicos.
A globalização ampliou significativamente os negócios mundiais, fazendo com que as empresas busquem as novidades e queseus negócios cresçam, porém as estruturas, as políticas, os processos e as culturas organizacionais devem ser considerados nesse crescimento. Isto faz com que TI se apresente como um instrumento de coordenação de processos empresariais e como um mecanismo de coalizão dessas atividades empresariais globais. Dessa forma, a necessidade do planejamento da TI é fundamental e pode ajudar asorganizações na formulação de estratégias transnacionais, atuando na configuração das atividades da cadeia de valor, nas alianças estratégicas e na integração do mercado.

Planejamentos de Implantação dos Recursos de TI
O planejamento de Sistemas de Informação e da Tecnologia da Informação é o processo de identificação das aplicações baseadas em computadores para apoiar a organização na execuçãodo seu plano de negócios e na realização dos seus objetivos organizacionais (O´BRIEN, 2004).
Alguns recursos são usados para auxiliar a organização, na identificação das oportunidades de SI para apoiar os negócios empresariais, no desenvolvimento de arquiteturas de informação baseadas nas necessidades dos usuários, e no desenvolvimento de planos de ação de curto e longo prazo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!