Planejamento estratégico

Páginas: 9 (2139 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2010
PLANEJAR ESTRATÉGIAS PARA A
SECRETARIA de POLÍCIA do SENADO FEDERAL

[pic]

Antes de uma abordagem direta ao tema, faz-se necessário conceituar GESTÃO ESTRATÉGICA e outros temas correlatos.

Gestão Estratégica é definir de maneira clara, participativa e com base em um diagnóstico atual e futuro dos ambientes interno e externo, a direção que se quer dar à organização, formulandomissão, visão e valores, e ainda programar e controlar os objetivos, as estratégias e os planos de ações definidos. Aproveitamos a abordagem de alguns autores para melhor definir Gestão Estratégica.

“A determinação da missão e dos objetivos da organização frente aos seus ambientes externo e interno e a administração dos estágios de formulação, implementação e controle da estratégia.” (WRIGHT,KROLL e PARNELL, 2000)

“Um processo iterativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado ao seu ambiente.” (CERTO e PETER, 1993)
*Iterativo: Termo que significa que o processo é cíclico.

“O Planejamento Estratégico aliado à tomada de decisão em todos os níveis da organização.” (TAVARES, 1991)

“A capacitação da organização, de forma a permitir que as decisõesadministrativas e operacionais estejam de acordo com as decisões estratégicas.” (FISCHMANN, ALMEIDA, 1991)

O gerenciamento estratégico é uma atividade complexa que envolve as diversas funções de um administrador ou gestor, além da percepção interna e externa da organização. A complexidade desta atividade é diminuída com uma postura pró-ativa do gestor. Ser pró-ativo significa antecipar-seàs mudanças. Vamos apresentar o exemplo de um chefe de uma unidade policial, ele deve ficar esperando as estratégias relacionadas ás ocorrências explodirem, para tomar providências? Alguns sim, os que fazem diferença, não. Ser pró-ativo é desenvolver ações que reduzam a oportunidade para que aconteça a ocorrência de fatos delituosos.
O cenário é composto por três elementos: agente, ambientee vítima, como aparecem no desenho abaixo:

Ao removermos um dos lados do triângulo, a situação para que um delito ocorra, deixa de existir. Desta forma as ações pró-ativas devem, considerar um dos três elementos em particular e os três em geral.

Nos dias de hoje administram-se as organizações policiais com base na formação jurídica ou militar. Apesar de as relações na sociedadeserem reguladas por um código de leis, temos que evitar a quebra da normalidade.

A formação específica dos gestores é uma prática adotada na iniciativa privada e incorporada no setor público.

Qual o motivo de gerenciar estrategicamente a Polícia do Senado Federal? Autores clássicos da Administração podem responder a esta pergunta, listando alguns benefícios do gerenciamentoestratégico, dentre os quais:
• Desenvolver nos membros da Secretaria de Polícia do Senado Federal maior interesse pela organização;
• Oferecer uma vantagem frente aos seus concorrentes;
• Permitir uma clara visão do negócio;
• Canalizar os esforços na conquista dos objetivos;
• Ordenar as prioridades a partir de um cronograma;
• Contribuir para a motivação geral dosservidores, pois esclarece as responsabilidades individuais.
• Estimular a cooperação e a integração para enfrentar oportunidades e problemas.

Analisando alguns destes itens isoladamente para melhor esclarecer de que forma estes podem nos oferecer benefícios, e ainda sanando dúvidas que possam advir em sua conceituação, faremos uma abordagem mais detalhada.
• Oferecer uma vantagem frente aseus concorrentes: O nosso maior concorrente é o crime e tudo o que este envolve, organizações criminosas (Cleptocracia), terrorismo e os crimes eventuais (ameaças, furto, desacato ...)
• Permitir uma clara visão do negócio: O artigo 144 da Constituição Federal designa os órgãos policiais que atuam diretamente na Segurança Pública e define os seus negócios, por exemplo:
§5º Às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!