Planejamento estratégico

Páginas: 15 (3503 palavras) Publicado: 6 de maio de 2011
SUMÁRIO

1 Análise do Macro ambiente 3
1.1 Ambiente Econômico 3
1.2 Sócio Cultural 4
1.3 Político Legal 4
1.4 Demográfico 6
1.5 Resumo Macro-Ambiente 7
2 Análise das Cinco Forças 8
2.1 Entrantes Potenciais 9
2.1.1 Barreiras de entrada 9
2.1.2 Barreiras de saída 13
2.2 Rivalidade no setor 13
2.3 Fornecedores 13
2.4 Cliente/Compradores 14
2.5 ProdutosSubstitutos 15
3 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 16

*

Análise do Macro ambiente
A análise do macroambiente consiste na identificação de tendências e/ou “ameaças” a partir de inovações ou desafios causados por fator negativo no meio ambiente, o que poderá levar, na ausência de uma correta administração, ao retrocesso e ao declínio.
A organização de frente ao seu ambiente pode assumir duasposições diante desses desafios: adaptativa (ocorre à reação após a ameaça se concretizar) ou pró-ativa (assume o risco de tentar mudar as regras do negócio).
Ambiente Econômico
De 2003 a 2009, um total de 29 milhões de brasileiros ascenderam para a classe C, a chamada nova classe média. Somente entre 2008 e 2009, período da crise financeira internacional, 3,2 milhões de pessoas passaram a fazerparte da classe C. Os dados estão na pesquisa "A Nova Classe Média: O Lado Brilhante dos Pobres", divulgada hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Essa classe já representa mais da metade da população e tem um grande poder político e econômico, pois detém o maior poder de compra da população. O levantamento foi feito com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), relativa a 2009 e divulgada nesta semana pelo IBGE, apontam que o número de brasileiros que compõem a nova classe média, cuja renda varia de 1.126 reais a 4.854 reais, chegou a 94,9 milhões de pessoas e ultrapassou, pela primeira vez, os 50% da população.
O forte avanço dessa classe social, embalado pelo aumento da renda e doemprego, promoveu uma explosão do consumo. Isso reflete no aumento das vendas de automóveis e é claro a demanda por carteira nacional de habilitação.
Mesmo o jovem que completa 18 anos e ainda não tem automóvel, tem mais facilidades em tirar sua primeira habilitação, devido é claro as melhores condições de renda de sua família e também a facilidade de acesso ao crédito.
A classe média vai continuarcrescendo no Brasil e deve passar das 113 milhões de pessoas até 2014. A conclusão de um estudo do Ministério da Fazenda divulgado nesta terça-feira (10) é a de que essa parcela da população será 56% de todos os brasileiros.
O relatório Economia Brasileira em Perspectiva mostra que a classe C já reúne 103 milhões de brasileiros. O ritmo de crescimento desta parcela da população, no entanto, serámenor do que o observado entre 2003 e 2010. No período, esse grupo saltou de 66 milhões para o atual patamar – um crescimento de 56%.
Se mantidas as projeções do governo, nos próximos quatro anos, o crescimento da classe C será de 9,7%.

Sócio Cultural
De acordo com dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), o número de motoristas habilitadas cresceu 61% entre 2001 e 2009,passando de 198,2 mil para 319 mil. O índice é bem maior do que o registrado entre os homens no mesmo período (25%), que de 448,7 mil subiram para 563,4 mil. Além desse crescimento, elas abocanham um mercado no ramo de transporte remunerado, até então restrito aos homens, e são consideradas mais prudentes pelos empregadores e autoridades de trânsito. Sem perder elementos do universo feminino, comoo esmalte na unha e o batom, agora elas são motogirls, caminhoneiras, taxistas, motoristas de escolar, de coletivos e até de caminhão de lixo.
A mulheres vem cada vez mais ganhando espaço na sociedade. No trânsito não é diferente. Elas não só estão dirigindo automoveis, como também motorcicletas, ônibus e caminhões. Para as Autoescolas isso é ótimo, pois aumenta significativamente seu público...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!