Planejamento estratégico

Páginas: 23 (5743 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
Capítulo I - A empresa

1. Histórico

O Centro Nossa Senhora do Bom Parto trata-se de uma entidade social, tendo como foco a prestação de assistência social à crianças e adolescentes carentes.
O Centro, ligado à Pastoral do Menor foi fundado em 1946 por um grupo de senhoras católicas que frequentavam a Igreja Nossa Senhora do Bom Parto, no Tatuapé, bairro da Zona Leste de São Paulo. Essassenhoras se uniram para desenvolver ações com foco na assistência à jovens da região destituídos de seus direitos. O Centro conta hoje com 64 unidades, atende a 7600 crianças, adolescentes e jovens, 450 adultos em situação de rua, 360 idosos, e possui cerca de 3800 famílias cadastradas e aproximadamente 1000 atendimentos médicos por mês.
A entidade conta ainda com a ajuda de voluntários do grupoSomar, que trazem o diferencial de seu afeto e habilidade para o trabalho do Centro.

1.1. Missão

A razão de ser do centro Social Nossa Senhora do Bom Parto é articular e contribuir para a defesa dos direitos das crianças, jovens, famílias, idosos e população em situação de rua da Zona Leste de São Paulo, através de programas socioeducativos, desenvolvidos na comunidade e em unidades deatendimento, favorecendo o protagonismo social.

1.2. Visão

Ser referência na construção dos valores humanitários e solidários que possibilite a inclusão da população atendida com dignidade e cidadania.

1.3. Princípios, valores e características

Os princípios são ideias fundamentadas em valores que, expressas na forma de afirmações, indicam posições e diretrizes que devem nortear as questõesfocais das ações educativas, fornecendo parâmetros em relação ao que deve ser feito e em relação aos modos de fazer.
Os valores eleitos como essenciais na entidade são: acolhimento e dignidade, solidariedade compromisso e integridade. Desses valores emanam os seguintes princípios norteadores de suas ações:
· Acolhimento com dignidade: todas as pessoas devem ser acolhidas de forma amorosa,sem discriminação, com respeito e dignidade, independente de suas orientações de caráter religioso-filosófico, político, de classe ou status social, raça, gênero e idade.
· Solidariedade: supõe a identificação de pessoas com o grupo em que estão inseridas e a criação de laços com este mesm grupo. É a relação de responsabilidade entre pessoas unidas cuja base esta no fato de cada elementodo grupo sentir-se motal e socialmente comprometido a apoiar os outros, sem qualquer expectativa de contrapartida. O acolhimento e a solidariedade têm como base a empatia, condição para compreender, respeitar e aceitar o outro com sua bagagem, experiência e seu pontencial de crescimento e transformação.
· Compromisso com integridade: todas as ações devem expressar adoção de valores éticose o comprometimento com a causa da vida com integridade.
Principais características que a entidade prega e busca em seus funcionários:
· Lealdade;
· Responsabilidade;
· Iniciativa;
· Identificação com a empresa;
· Pontualidade;
· Disciplina;
· Criatividade;
· Motivação;
· Liderança;
· Bom relacionamento com superiores;
· Capacidade de decidir;· Capacidade de comunicar;
· Administração de conflitos;
· Capacidade de assumir riscos;
· Estabilidade emocional;
· Capacidade de adaptações;
· Capacidade de conviver com pressões;
· Capacidade de delegar;
· Capacidade de trabalhar em equipe;
· Bom relacionamento com colegas e subordinados.





Capítulo II - Diagnóstico da empresa

2. Objetivos

Objetivospara os próximos anos são:
· Ampliação gradual do atendimento à educação infantil;
· Ampliação da rede de atendimento socioeducativo nos locais onde não existem unidades;
· Criação de programas inovadores e pioneiros;
· Ações socioeducativas com foco na família, envolvendo a escola e a comunidade;
· Ampliação das parcerias e do voluntariado;
· Apoio às iniciativas voltadas para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!