Planejamento estratégico

Páginas: 93 (23128 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
1°: Como é elaborar o planejamento.


O planejamento estratégico é uma atividade administrativa que tem como objetivo os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões fundamentais: Onde estamos? Aonde queremos chegar? Como vamos fazer para chegar lá?

O atual cenário econômico mundial e a competitividade, oriundos da globalização edemais tendências do século XXI, obrigam algumas empresas a serem reativas, agindo instintivamente, utilizando recursos e focando esforços para garantir sua sobrevivência e posição de mercado. Estas ações garantem momentaneamente uma vantagem, porem podem comprometer a longevidade da empresa uma vez que a mesma não tem uma gestão estratégica para suportar a demande conquistada através das açõesinstintivamente implantadas.

Este problema ocorre, pois as empresas preocupam em sustentar sua participação no mercado em detrimento da observância da necessidade de ampliação e/ou capacitação da estrutura organizacional capaz de suprir esta nova demanda com a mesma eficácia, eficiência e efetividade. “A competição existiu muito antes da estratégia. Começou com o aparecimento da própria vida.”Objetivando ressaltar a importância do planejamento estratégico, que ampare e sustente o crescimento ordenado de uma empresa, através de um corpo gerencial consistente, engajado e sinérgico, abordar-se-ão as fases de implantação do planejamento estratégico e os desafios para implantá-lo e consolidá-lo diante o dinamismo do cenário econômico mundial. A competição existiu muito antes da estratégia.Começou com o aparecimento da própria vida.

O artigo denota que um planejamento estratégico permite a empresa tomar decisões que possam aumentar sua competitividade no mercado, criando uma estrutura sustentável e segura, melhorando os resultados operacionais, identificando seus pontos fortes e fracos (ambiente interno), bem como ameaças e oportunidades (ambiente externo), garantindo em longoprazo um melhor posicionamento estratégico no mercado.

Apesar dos muitos estudos sobre planejamento e administração estratégica, a despeito de tipologias elaboradas pelos diversos pesquisadores do assunto, resta-nos ainda estabelecer os limites da estratégia, o que só pode ser feito a partir da interpretação do que entendemos por estratégia, considerando seu campo de atuação.

Segundo odicionário Larousse, estratégia é definida como arte de planejar operações de guerra: meio, expediente, plano; conjunto de ações para melhorar a posição de empresa ou produto em um mercado competitivo. O conceito de planejamento estratégico pode ser entendido como a definição de ações a serem tomadas pela alta administração, preparando-se para um cenário futuro diferente do passado, obtendo condiçõesde atuar sobre as diversas variáveis que influenciam seu negocio, aumentando a probabilidade de sucesso e conquista da excelência. Portanto, o planejamento estratégico não deve ser considerado apenas como uma afirmação das aspirações de uma empresa, pois inclui também o que deve ser feito para transformar estas aspirações em realidade.

Os princípios do planejamento estratégico podem serdivididos em gerais e específicos, sendo os gerais:

• O princípio da contribuição aos objetivos, nesse aspecto, o planejamento devem, sempre, visar aos objetivos máximos da empresa.
No processo de planejamento devem-se hierarquizar os objetivos estabelecidos e procurar alcançá-los em sua totalidade, tendo em vista a interligação entre eles.




• O princípio daprudência do planejamento, correspondendo a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle).
Na realidade, é difícil separar e sequenciar as funções administrativas, mas pode-se considerar que, de maneira geral, o planejamento “do que e como vai ser feito” aparece na ponta do processo. Como conseqüência, o planejamento assume uma situação de maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!