Planejamento Estratégico: Um diferencial competitivo no mercado

Páginas: 12 (2805 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: O DIFERENCIAL NO MERCADO1
Bruno Rocha de Carvalho, Camilla Diniz Torres, Erick da Silva Leite e Thayrone Moreira Magalhães.2


Resumo
A Estratégia é usada desde a antiguidade pelo homem. Atualmente o planejamento estratégico tem sido indispensável para as empresas. Nelas pode haver mudanças revolucionárias onde as mesmas crescem e evolui seu desempenho. Também podehaver mudanças evolucionárias, que buscam tanto um aprendizado individual, como também organizacional. No planejamento temos que identificar a situação da empresa, analisar as ameaças e as oportunidades ambientais presentes e futuras, os pontos fortes e fracos, e definir um objetivo. E com um plano financeiro que abrange um todo de seu investimento, pode assim, proporcionar todos os dados para oempreendedor. É necessário também que o empreendedor ache o ponto de equilíbrio de sua empresa e definir o preço de sua mercadoria ou serviço, onde saberá quanto deve vender para suprir seus custos e não ficar em prejuízo. Além de o gestor saber o que está fazendo, ele também deve saber adequar à realidade de sua empresa e as suas necessidades. O importante é que ele tenha uma visão interna eexterna, para que seu empreendimento gere lucros assim levando a um bom desenvolvimento empresarial.

Palavras-chave: Planejamento. Estratégia. Empreendedor. Mudança. Empresa.


Abstract
The strategy is used since ancient times by the man. Currently the strategic planning has been indispensable for companies. There can be no revolutionary changes where they grow and evolve their performance.There may also be evolutionary changes, seeking both an individual learning, but also organizational. The planning we have to identify the situation of the company, analyzing the threats and opportunities present and future environmental, the strengths and weaknesses, and set a goal. And with a financial plan that encompasses a whole of your investment can thus provide all data for theentrepreneur. It is also necessary that the entrepreneur find the balance of your company and set the price of your goods or services, where you will know how much to sell to meet its costs and is not in prejudice. Besides the manager knows what he's doing, he should also know to adapt to the reality of your company and your needs. The important thing is that he has an internal and external vision, so thatyour business generate profits thus leading to a good business development.

Keywords: Planning. Strategy. Entrepreneur. Change. Company.

1. Introdução
O planejamento estratégico se tornou uma grande ferramenta que auxilia no crescimento das empresas atualmente, mas ainda não atingiu a todos os setores do mercado que necessitam de um diferencial competitivo, e desta maneira muitas empresasque possuem um grande potencial acabam ficando para trás, devido a grande falta de se planejar. Mas não basta apenas planejar, todos aqueles que desejam um avanço devem estar aptos e preparados para realizar os planejamentos necessários para suas empresas. Então, nosso foco foi destacar a importância de se ter um bom planejamento para o sucesso de qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ougrande porte. Procuramos destacar também os riscos que as empresas correm por não planejar, algo que pode levá-las até mesmo a falência.
Para que este trabalho pudesse ser desenvolvido, realizamos uma coleta de dados de inúmeros autores estrategistas que através de seus livros e artigos com suas opiniões formadas sobre o planejamento estratégico, nos auxiliaram a desenvolver este artigo.

2. BreveHistórico do Planejamento Estratégico
A Estratégia teve suas raízes na pré-história, quando o homem primitivo se pôs a caçar e a estratégia era usada como um plano antecipado do que fazer para ser bem sucedido. Ao longo do tempo, o conceito da mesma foi se modificando, até chegar à Revolução Industrial, em que se começa a competição nos negócios (ou a competição pelo mercado) e passam a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: Um Diferencial Competitivo
  • Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: Um Diferencial Competitivo
  • Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: Um Diferencial Competitivo
  • Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: Um Diferencial Competitivo
  • Planejamento Estratégico de Recursos Humanos: Um Diferencial Competitivo
  • Planejamento individual como diferencial competitivo
  • O planejamento tributário como diferencial competitivo
  • planejamento estrategico competitivo do gtoogle

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!