Planejamento estratégico, tático e operacional

Páginas: 5 (1129 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2012
Introdução
O planejamento é a definição de metas e diretrizes de ação, referentes à organização e funcionamento, envolvendo analise e estrutura, previsão e seleção de meios. Existem diferentes níveis de planejamento, desde o estratégico, passando pelo tático, até o operacional. Pode ser de curto, médio ou longo prazo e envolvem diversas fazes.

Planejamento Estratégico
O planejamentoestratégico representa a forma de como a empresa pode colocar em ação o que esta apenas no “papel”. Ele identifica ‘’o como fazer’’ para que a empresa possa alcançar seus objetivos. É o planejamento mais amplo de todos, sendo projetado para o longo prazo, cerca de 5 anos. Mas cada empresa pode possuir necessidades que determinem um planejamento estratégico de 10 anos, ou um planejamento tático de 6 meses.No planejamento estratégico, a empresa é vista de uma forma geral, sendo definido pela parte administrativa. Dessa forma, o planejamento operacional deve seguir o planejamento tático e ambos deverão obedecer ao planejamento estratégico.

Planejamento Tático
O Planejamento Tático integra a estrutura da organização para dar inicio aos desafios estratégicos estabelecidos. Devem ir além dodia-a-dia, tendo uma visão de médio prazo geralmente de 1 ano, é neste momento que os “gestores executivos” têm a oportunidade de colocar suas contribuições, analisando a organização e estabelecendo os planos para alcançar os objetivos estratégicos. O planejamento tático tem como objetivo a realização de uma análise de riscos. Pode ser realizado pelo gestor de segurança da empresa, já que é desenvolvidonos níveis intermediários da organização. Nele compara-se o custo versus os benefícios, sempre integrando os meios organizacionais, com a mudança ou criação de normas e procedimentos, com os recursos humanos e os meios técnicos, sejam ativos ou passivos.


Planejamento Operacional
O próprio nome já nos ajuda a entender. Este planejamento é feito nas áreas de operações das empresas ou órgãos.Sendo assim, é o planejamento das rotinas de trabalho, os manuais de procedimento, envolvendo atividades isoladas diárias, de curto prazo. O Planejamento Operacional pode ser considerado como a formalização, principalmente através de documentos escritos, das metodologias de desenvolvimento e implantação estabelecidas. Os planejamentos operacionais correspondem a um conjunto de partes homogêneas doPlanejamento Tático.
Cada um dos planejamentos operacionais deve conter com detalhes:
 Os recursos necessários para o seu desenvolvimento e implantação;
 Os procedimentos básicos a serem adotados;
 Os produtos ou resultados finais esperados;
 Os prazos estabelecidos.

A Organização
Hoje com o mundo cada vez mais competitivo é fundamental a organização administrativa, onde irá determinara sobrevivência das organizações no mercado. Tendo como funções agregar vários fatores e recursos necessários para a execução dos planos como: planejar, dirigir, controlar, agregar valores, ter bons colaboradores, gerando assim bons resultados e novas idéias, buscando interiormente e exteriormente inovações, assim a organização estará cada dia mais fortalecida. Na organização precisamos ter umesforço conjunto em buscar diálogo, entrosamento, criatividade, inovações tecnológicas, assim sua equipe alcançará um melhor rendimento e melhor qualidade em seus produtos, facilitando a conclusão dos objetivos.

O Controle
O controle serve para avaliar o desempenho real, possibilitando a ação corretiva, realimentando, alterando, atualizando o plano, em tempo útil e oportuno e seguido de imediatopelas ações necessárias constatadas. Ter controle, mas também dar liberdade de trabalho, essa e a melhor forma de estabelecer a opinião, fazendo reuniões de trabalho com objetivos e pautas pré-definidas.

A Direção
Dirigir significa interpretar os planos para os outros, dando instruções sobre como executá-las em direção ao objetivo a atingir. Dentro da direção podemos ter níveis distintos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento estratégico, tático e operacional
  • Planejamento estratégico tático e operacional
  • Planejamentos estratégicos, táticos e operacionais
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, TÁTICO E OPERACIONAL
  • Planejamento estratégico, tático e operacional
  • Planejamento estrategico/tatico/operacional
  • Planejamento: estratégico, tático e operacional
  • Planejamento estratégico, tático e operacional,

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!