PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PRÉ-REQUISITO PARA O SUCESSO ORGANIZACINAL: ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO DANTAS/PB

Páginas: 10 (2321 palavras) Publicado: 24 de abril de 2014
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PRÉ-REQUISITO PARA O SUCESSO ORGANIZACINAL: ESTUDO DE CASO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO DANTAS/PB

Cláudio Vicente de Almeida
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN
Bacharelado em Administração Pública – UAB

1. Introdução
A gestão pública como um todo tem passado por serias mudanças nestas ultimas décadas. A cobrança por parte dos órgãosfiscalizadores tem aumentado significativamente, a população está cada vez mais inteirada sobre as questões que a norteiam e a legislação tem se tornado mais rigorosa e acompanhado de forma sistemática o desempenho dos órgãos públicos em especial as prefeituras. Isso tem forçado os gestores públicos a agirem com mais responsabilidade e transparência.
Frente a esses posicionamentos os gestores precisamreformular a maneira de gerir a coisa pública e o Planejamento Estratégico é a ferramenta ideal a ser adotada para apoiar nesse processo de mudança. O Planejamento Estratégico é um processo que visa a analise sistemática de toda a organização, subsequentemente traçar o perfil da organização e por último estabelecer estratégias e ações estratégicas que possibilitem o aperfeiçoamento/crescimento daorganização (PEREIRA 2011).
A Prefeitura Municipal de Poço Dantas/PB é uma organização pública que tem por objetivo levar ao cidadão condições dignas de saúde, educação, transporte, lazer e outros. A prefeitura em conjunto com as secretaria especificas buscam atender as demandas sociais visando o desenvolvimento local e regional, com isso gerar aumento na qualidade de vida, eficiênciaeconômica e estimular a conservação dos recursos naturais e do meio ambiente (BUARQUE, 1999).
A realidade do município em questão não condiz com as colocações desenvolvimentistas citadas anteriormente. Dentre os vários problemas encontrados na mesma podemos destacar principalmente os organizacionais, ou seja, falta de planejamento, problemas quanto gestão de pessoas e outros. A prefeitura em questão,parece que, por vezes não corresponde as necessidades locais de desenvolvimento. Contudo, essas organizações são fundamentais para viabilizar o desenvolvimento municipal, porém muito se perde em administrações partidárias e paternalistas, sem mecanismos gerenciais eficazes. (FAINÉ e MARCHI, 2007).
O trabalho tem como proposta maior apontar que o mau uso/desconhecimento dos quesitos liderança egestão de pessoas acarreta sérios problemas para a organização comprometendo muito a saúde da mesma. Assim pretendemos apresentar algumas falhas demonstradas pela Prefeitura Municipal de Poço Dantas/PB, sendo a maior parte delas de cunho administrativas e a partir daí demonstrar que a adoção do Planejamento Estratégico pela mesma seria fundamental para solução dos problemas/aprimoramento dessaorganização.

2. Relato de Caso
A Prefeitura Municipal de Poço Dantas/PB é a sede do poder Executivo do Município. Ela tem 18 anos de atuação, ou seja, seu primeiro gestor fora no ano de 1995. Atualmente é comandada pelo prefeito na figura da pessoa do senhor José Gurgel Sobrinho (Gestão 2012/2016) e dividida em secretarias de governo, das quais podemos destacar: Secretaria de Saúde, Educação,Esporte Cultura e Turismo, Meio Ambiente e agricultura, Obras e Serviços Municipais, Administração e Finanças e Ação Social. Todas com seus respectivos secretários que auxiliam o poder executivo. A composição do quadro funcional se dá por cargos efetivos (214), eletivo (07), comissionados (84) e contratação por excepcional interesse público (05).
A organização estudada é incumbida de administrarde maneira satisfatória a cidade de Poço Dantas/PB, tentando manter em bom funcionamento os serviços públicos essenciais na área de saúde, educação, meio ambiente, moradia, emprego, lazer e outros. Mesmo com o altíssimo grau de responsabilidade a ela incumbida tem demonstrado limitações quanto a suas praticas. Vários problemas são encontrados na mesma principalmente os relacionados à falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DESTINAÇÃO DO LIXO DESAFIOS E POSSIBILIDADES: UM ESTUDO DE CASO EM POÇO DANTAS – PB
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Estudo de caso
  • COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COTIA
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!