Planejamento estratégico hospital a

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 17 de maio de 2013
Em 1950 com a prestação de serviços na área de saúde foi criada a instituição que mais tarde se tornaria o Hospital A No decorrer destes anos a qualidade dos serviços, atendimento, os investimentos em pesquisas, o uso de modernas tecnologias e a ampliação da estrutura física; levaram ao reconhecimento e destaque nas áreas de Oncologia, Neurologia e Cardiologia. Atualmente apoiado por umaestrutura de 2700 leitos, 30 salas de cirurgias, serviços de diagnóstico com o uso de tecnologias de ultima geração, uma área de conhecimento atuante, com cerca de 9000 colaboradores e receitas de 1.100 milhões; enfrentamos os desafios atuais de um mercado em constantes mudanças, concorrência acirrada principalmente da iniciativa privada, a elevação de custos e a complexidade administrativa.
OPlanejamento Estratégico dá a sua contribuição a fim de otimizar esforços, estabelecer metas e principalmente, direcionar as ações para atingirmos os objetivos necessários. Permitindo assim, cumprir nossa Missão e alcançarmos a Visão de futuro desejada.

Missão – Oferecer serviços de qualidade no âmbito da saúde, além de gerar conhecimento e praticar responsabilidade social, como forma de contribuir parao bem estar da sociedade brasileira.
Visão – Alcançar o reconhecimento nacional e internacional como uma grande instituição de excelência na área de saúde, conhecimento e serviços prestados a população brasileira.
Objetivos:

A instituição apresenta um crescimento solido em suas diversas áreas com grande êxito primando pela qualidade, formação do conhecimento, uso de tecnologias de ponta eprimoroso atendimento. Contudo a nova realidade na área de nossa atuação requer uma constante evolução devido à concorrência, avanços tecnológicos e crescentes demandas. Considerando nossa vocação expressada na missão e em resposta a oportunidade proporcionada pela crescente demanda, elegemos 3 objetivos principais.

1- Duplicação das instalações
2- Atualização Tecnológica
3- Adaptaçãoa nova realidade da prática médica e atendimento aos novos padrões de qualidade

Análise ambiental:

O ambiente de atuação do Hospital A é extremamente dinâmico, complexo e a dualidade de esforços em áreas distintas para manter o desenvolvimento de pesquisas assim como o atendimento clinico e o controle de uma estrutura administrativa capaz de acompanhar as mudanças internas e externas com aagilidade desejada; torna-se necessária a elaboração de uma estratégia com base nos dados passados e presentes além da análise das probabilidades de eventos que cercam a organização a fim de minimizar estes efeitos negativos. Os dados obtidos na pesquisa ambiental possibilitam a analise dessas forças presentes na organização.

- Aspectos externos

Oportunidades – Crescimento da demanda pelaocupação dos leitos e número de pacientes externos.
Ameaças – concorrência privada e o aumento de custos gerados pelo paciente.
- Aspectos internos

Pontos fortes – geração e incorporação de novos conhecimentos científicos. Aquisição e uso eficaz das novas tecnologias. Utilização e controle contínuo das melhores práticas em atendimento médico-assistencial.
Pontos fracos – a ampliaçãopretendida implica em esforço maior para manter um controle sobre os processos e rotinas.

Elaboração do Plano de Ação Estratégica:
Diante dos desafios propostos, análise do ambiente interno e externo, a divisão e identificação dos setores envolvidos torna-se necessária para o planejamento, implementação e avaliação dos resultados. Para tal tarefa será constituída uma comissão formada por membros dossetores a fim de acompanhar, fiscalizar e reportar a direção da instituição quanto necessário.
Para atingir os objetivos iniciais propostos, algumas iniciativas imediatas dos setores envolvidos para viabilizar o processo estratégico são descritas abaixo:
Setor de projetos – reunir os dados dos demais setores envolvidos estruturando o projeto final.
Setor de Patrimônio – Elaborar propostas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento estratégico como instrumento de gestão em um hospital público: uma ferramenta viável
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estrategico
  • Planejamento estrategico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!