Planejamento estratégico - estudo do caso natura

Páginas: 6 (1363 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GERÊNCIA DE PROJETOS VISÃO PMI

Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico

Rio de Janeiro - RJ
2012

Planejamento Estratégico – Empresa Natura Cosméticos

Rio de Janeiro - RJ
05/11/2012

Sumário

Introdução 4
I. Missão e Visão 4
II. Análise Setorial 4
III. Ambiente Externo 4
IV. Ambiente Interno 4
V. Crescimento eDesenvolvimento da Empresa 5
VI. Conclusão 5
Referências: 5

* Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.
* o Trabalho final é em texto corrido (não é um questionário).
* as páginas são numeradas no canto superior direito
* após estas folhas de rosto, o Trabalho deverá conter Introdução, o desenvolvimento com os itensenunciados e numerados com algarismos arábicos, Conclusão e Referências.
-------------------------------------------------
Introdução

* - A Introdução é breve e mostra ao leitor o que você vai apresentar no corpo do Trabalho.
I. Missão Visão e Valores
* No site da empresa constam a Missão, a Visão e os Valores da empresa.
* Verifique primeiramente se as duas descrições (daMissão e da Visão da Natura) preenchem os requisitos recomendados para redação desses textos. Justifique.
* Verifique se existe coerência entre as definições de Missão e Visão da Natura e a linha de pensamento da empresa no Estudo de Caso disponibilizado na biblioteca da disciplina.
A missão de uma organização representa a razão de sua existência (AT&T, 1992; COLLINS & HUGE, 1993;JOHNSTON & DANIEL, 1993; SENGE et al., 1994; HUNGER & WHEELEN, 1995; BABICH, 1996; COLLINS & PORRAS, 1996). Para prover algumas orientações em relação à concepção de uma missão, o autor considera que a mesma deva abranger: 1) o propósito básico da organização (foco no cliente externo); e 2) os valores que a organização pretende agregar a elementos que com ela interagem. A Natura definesua missão como “razão de ser”, que é promover o “bem estar/estar bem”. Bem estar é a relação prazerosa do indivíduo consigo próprio e seu corpo, que acaba contribuindo para o “estar bem” que é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa de um indivíduo com o outro, com o seu mundo. Bem-Estar-Bem é a dinâmica decorrente da interação destas relações. Essas diretrizes foram definidas no início dadécada de 90 e permanece até hoje.

Já Visão de acordo com Collins e Porras (2003, p.162), são as “metas ambiciosas, complexas e audaciosas”. O futuro imaginado da Natura são suas crenças e descritas da seguinte forma:
A Natura visa ser uma marca da expressão mundial, identificada como comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da ideia de “Bem estarbem”. Será uma das líderes mundiais do seu mercado, diferenciando-se pela qualidade das relações que estabelece, por suas crenças e valores expressos de forma radical por meio de seus produtos, serviços e comportamento empresarial que promovam a melhor relação da pessoa consigo mesma, com a natureza e com todos que a cercam.

Essa visão da empresa se caracteriza como uma BHAG – Big Hairy AudaciousGoals – e representa efetivamente uma meta de longo prazo devido às características do mercado de cosméticos no Brasil e o porte dos concorrentes internacionais, não só que operam no país, mas também os que enfrentará no processo de internacionalização iniciado nos anos de 1990.
Além de esta visão de futuro ser amplamente detalhada e disseminada internamente, ela se articula por meio de umprocesso de gestão realizado por diversos XIII SIMPEP – Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de novembro de 2006
comitês, nos quais as decisões são tomadas por consenso. De acordo com o presidente de Operações da empresa, “o denominador comum, a linguagem comum, são esses valores, essas causas comuns. Com essa base, a estrutura começa a ser desenhada de uma forma um pouco diferente de uma estrutura mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento estratégico, estudo de caso natura
  • Planejamento Estratégico Caso Natura
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Estudo de caso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!