Planejamento estratégico empresarial

Páginas: 16 (3895 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
1) Geral sobre a empresa;


1.1 – Apresentação e Histórico;

A Academia Inovação começou suas atividades no início do ano de 2011. Uma academia idealizada pelo único dono, Carlos Eduardo de Almeida Miranda, teve uma tarefa difícil de entrar no mercado. A Academia está localizada na pequena cidade de Porangaba, interior de São Paulo.
Logo no início, a academia passou por tempos difíceis,devido ao grande número de academias localizadas na cidade. Com o passar do tempo, dois sócios entraram no negócio e conseguiram aumentar a qualidade dos serviços oferecidos.
Hoje a Academia Inovação conta com profissionais altamente qualificados, com cadastro no CREF (Conselho Regional de Educação Física). Dessa forma, ganhou uma grande visibilidade, e com vários tipos de serviços, como porexemplo, aulas de Jump, Musculação, venda de Suplementos e aulas de Axé, chamou a atenção da população, e hoje é a única academia da cidade, sendo frequentada por grande parte da população.

1.2 – Linha de produtos: perfil, % faturamento, % rentabilidade;



Os produtos oferecidos e o seu faturamento atualmente está dividido da seguinte forma:







De acordo com osdados, podemos concluir que as Aulas de Axé mesmo não sendo o produto com maior faturamento, possui a maior renda para a Academia, pois existe um grande número de pessoas que frequentam este serviço.




1.3 – Organograma, lideranças estratégicas, quadro de pessoal e atribuições;
















Quadro de pessoal e suas atribuições:




1.4 – Descrição dos Stakeholderse sua influência sobre a empresa;


Os Stakeholders estão classificados em ordem de importância;




1.5 – Principais decisões recentes por área funcional;





1.6 – Objetivos atuais, problemas existentes e posicionamento IBM;


O principal objetivo atual da Academia Inovação é aumentar internamente sua capacidade, oferecendo novos serviços, como por exemplo, aulas deluta.

Os problemas existem na dificuldade de manutenção dos aparelhos, e no lucro baixo para o dono, que por necessitar de vários gastos para a academia funcionar corretamente, não obtém no final do mês um lucro considerável.


Posicionamento;




1.7- Idéias geradas para o banco de idéias;


1 - Para expandir seu crescimento, a Academia Inovação está começando a montar uma loja deprodutos para academia contendo roupas, calçados, luvas, etc.
2 - Aumentar sua loja de suplementos, colocando à venda, vários tipos de produtos que vão de acordo com as necessidades de cada cliente.
3 - Começo das aulas de lutas (Jiu Jitsu e Boxe), dando novas opções de serviços para seus clientes e conseguindo atingir um público que ainda não frequenta a Academia.
4 – Criação de um site paraaumentar a divulgação da Academia.
2) Análise do Ambiente Externo;

2.1 – De que modo o ambiente geral influencia o setor? Ameaças e oportunidades;





2.2 – Funcionamento da Cadeia Produtiva: descrição dos principais elos;











2.3 – Tamanho de mercado, crescimento projetado, tendências;


De 2007 a 2011, o número de academias no Brasil dobrou, chegando a 16.952,sendo 6.447 no estado de São Paulo, deixando o país atrás apenas dos Estados Unidos, que possui 30.022 academias com um faturamento de 20,3 bilhões de dólares.

No ultimo ano, o Brasil obteve um faturamento de US$ 2,2 bilhões, sendo o 10º país na classificação de acordo com o faturamento anual. Com isto, existe uma perspectiva de que o setor continue em crescimento no Brasil, impulsionado pelaascensão das classes econômicas C e D.
Já na cidade de Porangaba, a Academia Inovação é a única da cidade, possuindo assim, um grande mercado e um grande número de clientes.
Seu crescimento é projetado de forma interna, com a implantação de lojas para vender produtos esportivos, aumento físico da loja de suplementos, e também com o começo das aulas de lutas (Jiu Jitsu e Boxe).
Com isto, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico Empresarial
  • Comunicação empresarial: planejamento estratégico
  • Planejamento empresarial e estratégico
  • Planejamento estrategico empresarial
  • Planejamento Estratégico Empresarial
  • Planejamento estratégico empresarial
  • Planejamento Estratégico Empresarial
  • O RH e o Planejamento Estratégico Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!