PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA NATURA

Páginas: 8 (1952 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013



UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA




Trabalho Final da Disciplina
Planejamento Estratégico








Juiz de Fora - MG
2013

Catia Silva de Souza













Análise da Empresa Natura Cosméticos S.A






Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico para obtenção de avaliação.Juiz de Fora - MG
19 de maio de 2013
1. INTRODUÇÃO


O presente estudo apresenta uma análise do planejamento estratégico da empresa de origem brasileira, mas conhecida internacionalmente, a Natura Cosméticos S.A. Esta análise será baseada no estudo de caso elaborado por Alves(2006), e pelas informações contidas no site da empresa.
Atuante no mercado através de vendas diretas, a Naturadestaca-se pela sua forte marca associada a sustentabilidade, um markentig enérgico, e por qualidade nos seus produtos. Ciente destes fatores, será comentado a missão e visão, será analisado as forças e fraquezas internas da empresa, bem como as oportunidades e ameaças do seu ambiente externo; o tipo de estratégica genérica, e suas forças competitivas.

2. MISSÃO E VISÃO

2.1 VISÃO

Em seu site aNatura descreve sua visão:

A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo. (NATURA,2013)


A visão na Natura demonstra, apesar de não mencionar um horizonte de tempo, com clareza como a empresa deseja ser no futuro. Informar que seu desejo é se tornar uma marca de expressão mundial. A esse respeito Alves (2006) comenta que a Natura se expandiu para o Chlie, Peru, Argentina, México e Europa, o que ratifica as suas ações em direção a concretização do seu desejo.
O desejo deproporcionar uma qualidade de vida através de uma relação saudável com a natureza, também é notada em sua visão. Alves (2006) relata que impulsionado por esta visão a Natura adquiriu o fabricante de produtos fitoterápicos Flora Medicinal, para desenvolvimento de produtos baseados na biodiversidade brasileira. Alves (2006) ressalta também que a Natura, norteada pela qualidade de vida sustentável,forma parcerias com universidades e investe constantemente na descoberta de novas matérias-primas compostos de ingredientes naturais.

2.2 MISSÃO

A missão da natura é de fácil compreensão, informa que o seu negócio é criar e comercializar produtos e serviços, para clientes que procuram uma relação agradável consigo mesmo e com o seu corpo, com a finalidade de promover uma prazerosa relação com anatureza. Como exemplo dessa relação sustentável com a natureza, SERRA (2007) cita a criação de refis, que possibilitam reduzir o custo para o consumidor, manter a embalagem do produto, e reduzir o consumo de matéria plástica e o despejo de material plástico no meio ambiente. Apesar de sua missão não segmentar o seu mercado explicitamente, ela ressalta com clareza o foco da organização que é geraro bem estar/estar bem. Alves (2006) ratifica através de explanação do seu estudo a missão acima declarada.

3. ESTRATÉGICA GENÉRICA


A estratégia genérica utilizada pela Natura é a Diferenciação. A empresa fornece um produto diferenciado, baseado em ingredientes retirados da biodiversidade botânica brasileira, o que agrega valor social e ambiental, e consequentemente se diferencia dos seusconcorrentes. Sua estratégia de venda também é diferenciada, utiliza canal de vendas diretas, o que, segundo Alves (2006), representa sua maior vantagem competitiva. O Bom relacionamento com suas consultoras e um excelente material de apoio fortalece ainda mais o crescimento em suas vendas diretas. A Natura destaca-se também pela sua política de responsabilidade social, o que incuti ainda mais a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Implementação de Planejamento Estratégico
  • Planejamento Estratégico Natura
  • Planejamento Estratégico Caso Natura
  • Planejamento e gestão estratégicos natura
  • Planejamento estratégico de marketing
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!