Planejamento estratégico - caso natura

Páginas: 11 (2655 palavras) Publicado: 25 de novembro de 2012
Segundo Kotler (1992, p.63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”. O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios. Essas estratégias sãogeralmente reunidas e descritas em um plano estratégico, que, por sua vez, é concebido didaticamente a partir de uma análise de cenários, culminando com a elaboração de uma matriz que elucide ameaças e oportunidades, sob os pontos de vista interno e externo à organização. O plano estratégico será consubstanciado, então, num instrumento esclarecedor quanto à missão, à visão, aos valores, à estratégia eseus desdobramentos (ou seja, os objetivos estratégicos). A seguir, será feita uma análise do planejamento estratégico da empresa Natura.

1 – Missão e Visão da empresa Natura

Missão: A Natura é uma empresa brasileira que tem como missão “criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar (relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo) e o Estar Bem(relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo)”.
Visão: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhorrelação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo”.
A missão de uma organização corresponde à razão de ser da mesma. É o propósito de sua existência, devendo responder questionamentos como: O que fazer? Para quê? Para quem? Como fazer?
Tendo em vista essa definição, sua missão está de acordo com os requisitos recomendados para redação de seu texto, poisresponde os questionamentos, conforme abaixo:

O que fazer?
Criar e comercializar produtos e serviços.
Para quê?
Promover o bem estar e o estar bem.
Para quem?
O indivíduo de uma forma geral.

Como fazer?
Através da relação harmoniosa, agradável, empática, bem-sucedida e prazerosa que promove do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo, com o outro, com a natureza da qual faz parte e com otodo.

Já a visão de uma organização é o desafio positivo para o futuro. É o desejo em torno do qual se define a direção que se quer seguir. É o conjunto de intenções e aspirações para o futuro, sem designar o modo de alcançá-las. Entretanto, quando a Natura diz: “será uma marca de expressão mundial”, significa que sua intenção, seu desejo, sua aspiração é ser reconhecida mundialmente como umaempresa que se identifica “com a comunidade das pessoas que se compromete com a construção de um mundo melhor”. Portanto sua visão também está de acordo com os requisitos recomendados para redação de seu texto.

De acordo com o histórico da empresa, sua missão e sua visão estão extremamente coerentes com sua linha de pensamento no estudo de caso, uma vez que a empresa de cosméticos que desenvolve,fabrica, distribui e comercializa produtos, possuindo uma marca que está entre as mais reconhecidas no mercado de cosméticos do País, tem como estratégia definida o crescimento do mercado brasileiro e latino-americano de cosméticos, renovando continuamente a carteira de produtos baseados na biodiversidade brasileira através de investimentos em inovação, iniciando sua expansão na América Latina, em1994, e na Europa, em 2005, com o projeto chamado Ekos International, com a estratégia de vender apenas produtos desta linha, explorando a imagem da biodiversidade brasileira com produtos compostos unicamente de ingredientes naturais.

2 – Estratégias genéricas

Segundo Porter, são três estratégias genéricas que podem ser usadas individualmente ou em conjunto para criar uma posição...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento estratégico, estudo de caso natura
  • Planejamento Estratégico Caso Natura SA
  • Implementação de Planejamento Estratégico
  • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA EMPRESA NATURA
  • Planejamento Estratégico Natura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!