PLANEJAMENTO ESTRÁTEGICO - NATURA

Páginas: 14 (3258 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA 4
2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES 5
2.3 ESTRATÉGIA GENÉRICA 6
2.4 ESTRATÉGIA COMPETITIVA 7
2.5 AMBIENTE EXTERNO – OPORTUNIDADES E AMEAÇAS 10
2.6 AMBIENTE INTERNO – FORÇAS E FRAQUEZAS 12
3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 15
4 CONCLUSÃO 16
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1 INTRODUÇÃO

Este estudo decaso tem como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Planejamento Estratégico, validando primeiramente se a missão, visão e valores da empresa Natura Cosméticos S.A. estão de acordo com as estratégias traçadas pela empresa. Será também avaliada a sua competitividade nos negócios, analisando o ambiente externo e interno e, consequentemente, suas forças, fraquezas, oportunidadese ameaças, que nos permitirá a visão da potencialidade ofensiva, capacidade defensiva, debilidades e vulnerabilidades da empresa.
























2 DESENVOLVIMENTO

Visando atender o objetivo do estudo de caso, serão descritos nos tópicos a seguir, a apresentação da empresa Natura Cosméticos S.A., sua missão, visão e valores. Serão analisadas as estratégiasgenéricas e competitivas utilizadas pela empresa, segundo a ótica de Porter, e os ambientes internos e externos.

2.1 DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO DA EMPRESA

De origem brasileira, a Natura nasceu em 1969 através de Antonio Luiz da Cunha Seabra, em São Paulo, optando 5 anos após sua criação pela forma de venda direta, acreditando no potencial empreendedorismo de suas consultoras,proporcionando geração de renda a milhares de pessoas, possibilitando o desenvolvimento e gerando valor, criando um ciclo de desenvolvimento sustentável.
Com base no desenvolvimento sustentável, foi a primeira empresa de cosméticos a oferecer refil de produtos.
Em 1994 iniciou sua primeira operação na Argentina, um grande passo para internacionalização, expandindo em 2010 a atuação internacional na AméricaLatina com produção local para além da Argentina a Colômbia e o México. Outros países que formam também suas Operações Internacionais são Chile e Peru.
Em 2004 a empresa abriu seu capital para a inclusão de investidores no mercado de capitais (Bolsa de Valores), com um alto nível de governança corporativa empresarial.
Em 2012 a Natura adquire a marca australiana Aesop, presente nos EstadosUnidos e em países da Europa e da Ásia, unindo a Natura a uma marca de alcance global e ampliando sua presença internacional. 
Em 2013 criaram a linha SOU, que inova reduzindo o impacto ambiental da matéria-prima ao pós-consumo (ex. redução de 70% menos plásticos nas embalagens) e da comunicação com os consumidores finais. Reduziram em 33% as emissões de gases de Efeito Estufa alcançando umcompromisso assumido em 2007.
Em 2014 inauguraram o Ecoparque em Benevides (PA), um complexo industrial que pretende gerar negócios sustentáveis a partir da sociobiodiversidade amazônica e impulsionar o empreendedorismo local.
2.2 MISSÃO, VISÃO E VALORES

VISÃO

“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marcade expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.”

RAZÃO DE SER (MISSÃO)

“Nossa Razão de Ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem.
Bem-estar
É a relação harmoniosa, agradável, doindivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
Estar bem
É a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte, com o todo.”

CRENÇAS (VALORES)

“A vida é um encadeamento de relações.
Nada no universo existe por si só, tudo é interdependente.
Acreditamos que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento Estratégico Natura
  • Planejamento Estratégico Caso Natura
  • Planejamento e gestão estratégicos natura
  • Planejamento estratégico de marketing
  • Planejamento estratégico
  • Planejamento Estratégico
  • Natura
  • Planejamento Estratégico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!