PLANEJAMENTO ESCOLAR: INSTRUMENTO DE ENSINO OU PROCEDIMENTO TÉCNICO E BUROCRÁTICO?

Páginas: 13 (3071 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2015
PLANEJAMENTO ESCOLAR: INSTRUMENTO DE ENSINO OU PROCEDIMENTO TÉCNICO E BUROCRÁTICO?

Adriana da Silva dos Santos¹
Gilvania Lima Dias¹
Gilvanice Oliveira Valentim¹
Laynne Maria Ferreira da Costa¹
Orientadora profª Drª Ana Cláudia Rodrigues ²

RESUMO

O presente artigo discute o planejamento escolar como instrumento de ensino ou procedimento técnico e burocrático. Trata de conceitos ereflexões sobre o planejamento e a necessidade do mesmo para a prática do professor em sala de aula. Analise foi feita por uma pesquisa de campo, o instrumento utilizado foi uma entrevista cujas questões abordavam o tema em questão. O trabalho tem como finalidade levar o leitor a conhecer a importância do planejamento escolar, ao passo que a escola tem um papel fundamental na formação e nodesenvolvimento do ser humano.

Palavras chave: Planejamento escolar. Educador.

ABSTRACT
This article discusses the school planning as a teaching tool or technical and bureaucratic procedure. Comes to concepts and reflections on the planning and the need to practice the same teacher in the classroom. Analysis was done by a field survey, the instrument used was an interview whose questions addressedthe topic in question. The work aims to lead the reader to understand the importance of school planning, while the school has a key role in the formation and development of human beings.

Keywords: school planning. Educator.

Introdução
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do planejamento para a prática do professor na escola pública baseia-se em uma pesquisa de campode cunho qualitativo, além de leituras. A partir do mesmo pretende-se contribuir para dar visibilidade ao ato de planejar que é fundamental para a prática docente ao passo que o mesmo vem tornando-se uma ação para atender a burocracia escolar.
No percurso desta escrita descrevem-se posições de autores sobre o planejamento, sua função, necessidade e importância, além de depoimentos deprofessores, coletados por meio de uma entrevista cujas questões abordam o tema em questão.

Fundamentação Teórica

O ato de planejar sempre acompanhou o ser humano, todos planejam mesmo que inconscientemente – ao pensar como será o dia, o que será preciso comprar, fazer e de que modo, estabelecer prioridades ao fazer compras no supermercado, por exemplo, - tudo é planejamento. Assim, podemos dizer que oato de planejar é inerente ao ser humano, está intimamente ligado ao mesmo e no contexto educacional não é diferente. Pois, como afirma Schmitz (1983), a própria escola carece de planejamento para atender ao que dela se espera (p.94).
Planejamento educacional, segundo Schmitz (1983), é a colocação dos objetivos da escola dentro de uma situação concreta de aprendizagem, constituindo umagarantia para a obtenção de resultados para o professor, e, portanto da escola (p.95).
É, principalmente, na escola que o planejamento se faz necessário, na mesma o professor estará lidando com pessoas e suas respectivas características, objetivos, valores e necessidades e precisa estar seguro de seus objetivos e de como pretende atingi-los. De acordo com Schmitz (1983), as aulas necessitam deplanejamento para não se transformarem em simples execução de tarefas mecânicas, sem sentido e sem vida (p.95). Com isso, podemos afirmar que a ação docente é fundamentada na intencionalidade e Schmitz (1983) ainda completa: Não se pode improvisar a educação seja qual for o seu nível; A educação não é uma atividade aleatória, (p.94 e 97).
Conforme Libâneo (1994), planejamento escolar é uma tarefa docenteque inclui tanto a previsão das atividades didáticas quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino, (p.221). Libâneo nos aponta que o planejamento está intimamente ligado à avaliação contínua, pois funciona como guia que vai orientar o professor em suas atividades docentesobjetivando os melhores resultados, porém, deixa claro que o planejamento não garante por si só, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E O PLANEJAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
  • “Planejamento educacional da enfermagem no ensino técnico”
  • O Planejamento de Ensino e a Avaliação no cotidiano escolar
  • Analise de riscs paraelaboração de normas e procedimentos tecnico de ensino
  • Procedimento tecnico
  • Procedimentos de ensino
  • Procedimento de ensino
  • Instrumentos de planejamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!