Planejamento em micro e pequenas empresas

Páginas: 10 (2482 palavras) Publicado: 14 de maio de 2011
INTRODUÇÃO
As organizações enfrentam desafios constantes a serem administrados, quer seja por parte da concorrência, ou mesmo internamente, pois com as constantes mudanças do mercado, tanto de comportamento quanto das necessidades das pessoas é de suma importância que mantenham uma visão futura, sob pena de sucumbir caso nada seja feito.
Desta forma é imprescindível que estejam cientes queestratégias devem ser delineadas, e que objetivos devem ser traçados para sua perpetuação no mercado, de forma a alcançar a longevidade da organização. Para tal intuito o planejamento estratégico é uma ferramenta que deve ser utilizada a fim de auxiliar a empresa a além de decidir seus objetivos, definir de que forma as ações devem ser implementadas para o alcance dos mesmos.
Objetiva-se por meiodeste trabalho proceder a elaboração de uma proposta de planejamento estratégico para a empresa do Sr.Eustáquio, no sentido de verificar qual o melhor direcionamento da empresa, e assim identificar oportunidades e afastar ameaças, analisar em que áreas funcionais deve sofrer melhorias, posicionar melhor sua marca e demonstrar a acessibilidade de seus serviços ao público-alvo, como também delinearsuas estratégias de forma a enfrentar a concorrência, buscando com isso minimizar os riscos inerentes ao seu ramo de atividade.
A fundamentação teórica servirá como base para o conhecimento do tema, e após, serão analisados os dados levantados para então proceder-se a elaboração do planejamento estratégico proposto.

DESENVOLVIMENTO
Com a tendência à globalização de forma cada vez mais crescente,os desafios a serem transpostos tornam-se também mais complexos, e decisões a serem tomadas para a permanência no mercado exigem maior comprometimento responsabilidade, procurando diminuir os riscos de erros.
O Sr. Eustáquio deve estar ciente que a administração estratégica é um processo contínuo e iterativo, ou seja, inicia pela primeira etapa e indo até a última, para começar novamente naprimeira etapa.
A administração estratégica é desafiadora devido ao fato de não somente estabelecer-se objetivos e fazê-los cumpridos pela organização, mas principalmente ter oportunidades e ameaças do ambiente externo avaliados pela alta administração, e, pontos fortes e fracos da empresa analisados pela administração, buscando com isto alcançar os objetivos traçados e cumprir a missão a qual aorganização se propôs.
Para tanto, o Sr. Eustáquio deverá realizar tarefas, seguindo os seguintes passos:
analisar oportunidades e ameaças ou limitações que existem no ambiente externo;
analisar os pontos fortes e fracos de seu ambiente interno;
estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais;
formular estratégias (no nível empresarial, no nível de unidades de negócios e nonível funcional) que permitam à organização combinar os ponto fortes e fracos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente;
implementar as estratégias;
realizar atividades de controle estratégico para assegurar que os objetivos gerais da organização sejam atingidos.
A administração estratégica deve seguir etapas, sendo elas: realização de uma análise do ambiente, estabelecimento dadiretriz da organização, formulação e implementação da estratégia organizacional e exercício do controle estratégico, sendo que o processo deve ser contínuo.
O mercado é e sempre será competitivo, e para nele sobreviver e se manter as organizações necessitam ter diferenciais.
Um ambiente rico em variedades pode proporcionar uma vantagem única à organização, como também propicia maior quantidadede competidores e definem estratégias, que têm por finalidade definir quais serão os caminhos, os cursos, os programas de ação a serem seguidos e desta forma alcançar os objetivos e desafios estabelecidos, sendo que o conceito básico de estratégia relaciona-se na ligação da empresa com o seu ambiente, devendo a empresa definir e operacionalizar estratégias que aumentem o resultado desta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  • Planejamento tributário de micro e pequenas empresas
  • Micro e Pequenas empresas: A importância do planejamento
  • PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  • Planejamento financeiro da micro e pequena empresa
  • Artigo: Planejamento tributário para micro e pequenas empresas
  • A importancia do planejamento estratégico para as micro, pequenas e médias empresas
  • A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!