Planejamento Educacoinal

1404 palavras 6 páginas
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Autor
Profª. Tutora- Externa: ....
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED) – Prática Módulo III
12/11/2013

RESUMO

O bom planejamento na área da educação é um item primordial para a organização e aproveitamento das disciplinas e do trabalho docente. A educação é hoje em dia criada como fator de mudança, reforma e progresso. Através da legislação foram desencadeados vários processos de aceleração, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e melhorias das redes escolares e preparação de recursos humanos. O planejamento é uma tarefa docente que inclui tanto a antecipação das atividades, em sua organização e coordenação em frente dos objetivos propostos no decorrer do processo de ensino. Planejamento educacional é um meio de se programar as ações docentes, mais é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.

Palavra – Chave: Organização do Trabalho. Planejamento. Ensino – Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

Planejamento educacional consiste na tomada de decisões sobre a educação no conjunto de desenvolvimento geral do país. A elaboração desse tipo de planejamento requer a apresentação de objetivos em longo prazo que definam uma política da educação.

O planejamento é um processo de raciocínio, organização da ação docente, articulando atividade escolar e os problemas do contexto social. A escola, professores e os alunos são integrantes desta dinâmica das relações sociais, tudo o que acontece no meio escolar que está atravessado por influências econômicas, políticas e culturais que caracterizam uma sociedade de classes.

Isso significa que os elementos do planejamento educacional, os objetivos, conteúdos, métodos estão de implicações sociais. Por essa razão o planejamento é uma atividade de reflexão docente, fundamentadas em ações político- pedagógicas e tendo como referência permanente situações didáticas concretas.

Relacionados