Planejamento econômico

Páginas: 8 (1889 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Trabalho da Disciplina de Economia e Finanças

por Claudio Keidy dos Santos

Planejamento Econômico.

Aluno de Sistemas de Informação
número de Matricula 494
Disciplina de: Economia e Finanças

Bandeirante PR
2012

Plano Econômico pode se definir, como um planejamento para estabilização da economia,
-Definição de plano econômico com base em monografia de Por Paula Bernardi Meira siteBrasil Escola-

Planejamento Econômico pode ser definido como uma forma de eliminar desequilíbrios econômicos através da organização das atividades econômicas, para suprir as necessidades de uma demanda econômica (SOUZA, Luiz Gonzaga. Ensaios de Economia, 2004).

Após a Segunda Gerra Mundial no mundo se espelhou como modismo planejamentos econômicos para as nações, decorrentes da real situação dereestruturação econômicas dos países afetados direta e indiretamente pela guerra.

É correto afirmar que um Plano Econômico seria mais facilmente gerido em uma economia socialista, por o poder estar concentrado nas mão do estado, mesmo sendo menos eficiente o planejamento econômico é utilizado em economias mistas ou capitalistas mesmo com enfoque do poder aquisitivo da população e organização em cimade um mercado e de demandas.

Uma tentativa de implantar um planejamento econômico no Brasil foi durante o governo Dutra com o Plano Salt em1947 que não foi bem sucedido.

Logo após no segundo governo de Vargas 1951 com apoio Norte Americano seria dada outra tentativa de implantação de um plano econômico, porém com em 1952 com a eleição do candidato republicano Coronel Eisenhower o plano de apoionorte americano com uma comissão mista Brasileira foi abortado, no mesmo ano o Brasil criado o bando de desenvolvimento BNDE que foi resultado dos estudos para implantação do plano econômico junto aos Norte Americanos, que no entanto fracassou.
Ainda durante o governo Vargas 1953 com apoio da Cepal - Comissão Econômica para América Latina , órgão regional das nações unidas – Com a formação de umgrupo Misto BNDE – Cepal, que serviu de base para posteriormente no governo de Jucelino Kubitschek 1957, a implantação do plano de Metas que foi a primeira tentativa de implantação de um plano econômico bem sucedida no Brasil em 1957. Apesar de um de seus meios de sustentação tenha sido o capital estrangeiro e
que não necessariamente tenha conseguido sanar todas as metas que propunha, ainda assimfoi considerado bem sucedido.

Agora os principais Planos econômicos brasileiros se deram a partir de 1986, durante o governo de José Sarney no final de fevereiro desse ano o Plano Cruzado foi idealizado por Dilson Funaro, que era o ministro da Fazenda.
Suas medidas éram:

- Congelamento de preços de bens e serviços;
- Reforma monetária, alterando a moeda que passou a se chamar cruzado;-Congelamento dos salários pela média de seu valor dos últimos seis meses e do salário mínimo em Cz$ 804,00; - Criação de uma tabela de conversão para transformar as dívidas contraídas em uma inflação  muito alta em dívidas contraídas em uma economia de inflação praticamente nula;- Criação de um tipo de seguro-desemprego para quer fosse dispensado sem justa causa ou em virtude do fechamento deempresas;- Salários passam a ser reajustados pelo chamado gatilho salarial, que estabelecia o reajuste automático dos salários sempre que a inflação alcançasse 20%.

O governo segurou a situação de congelamento o quanto pode, porem os gastos públicos seguiram muitos autos e o brasil acabou perdendo boa parte de suas reservas internacionais.A proximidade das eleições para os governos estaduais impediu aadoção de medidas para salvar o Plano Cruzado. Após a base governista vencer em 22 dos 26 estados, as coisas começaram a mudar. O primeiro passo foi descongelar os preços, mas com isso a inflação voltou com força e naufragou o plano.

Plano Bresser de Julho 1987, Luiz Carlos Bresser Pereira assumiu o Ministério da Fazenda do Governo José Sarney em abril de 1987 após fracasso do Plano Cruzado....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POLÍTICA E PLANEJAMENTO ECONOMICO
  • Planejamento financeiro economico
  • projeto pesquisa Planejamento Economico
  • Lista Planejamento Economico
  • Política e Planejamento  Econômico
  • Desenvolvimento e planejamento econômico: o papel do pac
  • Fichamento estado e planejamento econômico no brasil
  • Evolução dos planos econômicos no brasil: breve análise e relato sobre o planejamento econômico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!