PLANEJAMENTO DE LINGUAGUEM ORAL

1742 palavras 7 páginas
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constituem em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever. Vários autores contribuíram para a compreensão da linguagem e sua repercussão, entre eles, Vygotsky, que considera a linguagem como um exercício social, à medida que a criança apreende a usar palavras, desenvolve conceitos, isto é, ideias a respeito dos acontecimentos, assim como relações que existem entre eles.
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para que a criança amplie suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui uns dos conteúdos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Portanto, aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade. Objetivos
Fomentar o diálogo, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem e enriquecimento do vocabulário;

Manusear materiais diversificados amplia gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressões de diferentes gêneros textuais; permitindo o contato com diversos tipos de texto.

Brincar com modelagem de letras com massinha, perfuração da letra inicial ou nome próprio, recorte e colagem de letras a crianças grafa o nome, identifica as letras do seu nome,

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas