Planejamento de lançamento de um produto no mercado

Páginas: 6 (1389 palavras) Publicado: 10 de junho de 2012
PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO

Fabricação do Papelão e Acabamento de Embalagens
Uma das principais utilizações do papelão ondulado é a fabricação dos mais variados tipos de embalagens. Essas estão cada vez mais sofisticadas, tornando o produto atrativo aos olhos do consumidor, além de desempenhar sua principal função: proteção ao produto. O papelão ondulado possui essa propriedade de proteção aoproduto embalado, principalmente pela disposição de suas camadas (miolo corrugado + capas). Esse desenho faz com que os impactos mecânicos sejam melhor absorvidos, ajudando ainda a diminuir a oscilação térmica dentro das embalagens pela presença de ar junto ao miolo (FEFCO, 2009; Razzolini, 1994). O papelão ondulado, desde o início de seu uso, sempre foi produzido por onduladeiras. Essas máquinas,no passado bastante artesanais, hoje apresentam tecnologias cada vez mais avançadas, que tornam a linha de produção mais veloz, eficaz e com menos perdas por não-conformidades. Existem duas etapas de confecção do papelão ondulado: a primeira é a fabricação técnica do papelão ondulado propriamente dito e a segunda é a etapa da conversão das chapas/bobinas e posterior transformação na embalagemdesejada impressa. Este projeto trata-se da da produção da segunda etapa, uma fábrica que fará a conversão das chapas-bobinas e posteriormente a transformação na embalagem desejada, tanto Corte Vinco Rotativo (Faz vários modelos de Caixa e utiliza moldes para cada pedido) quanto In Line (Faz somente o tipo de caixa maleta).
Produção da Embalagem de Papelão
Será a etapa em que trabalharemos. O papelãoondulado em prancha ou bobina se transforma em embalagem pronta. Trata-se de uma linha de produção transformadora que cola, dobra, corta e imprime nos papelões ondulados, formando normalmente caixas e bandejas como produto final, obedecendo às necessidades e exigências do consumidor.
Matéria-prima: Placa de Papelão Ondulada Pronta. Fornecedor localizado na própria cidade, não haverá custo defrete.
Processo de Produção
PROJETO: É desenvolvido o projeto da embalagem, onde é visada as condições para se atender às demandas do cliente, com mínimas perdas de papelão, máxima produtividade e maior atendimento das especificações.
IMPRESSÃO: A forma utilizada de impressão no papelão ondulado é através de 4 bobinas, as mesmas são abastecidas com 4 cores de tintas diferentes, para atender ologotipo e letreiros exigidos pelo cliente. Cada galão (25 litros) de tinta que é comprado, rende 15.000 caixas.
CORTE: Utilizam-se máquinas de Corte Vinco Rotativo que são capazes de cortar, através de clichês, em formatos semi-circular cortando obliquamente o papelão, atendendo qualquer formato exigido pelo cliente e Corte In Line, que é limitada a cortar apenas caixas tipo maleta.
COLAGEM: Deacordo com o tipo de caixa que se deseja formar, a máquina insere diversos pontos de linha de manufatura com cola, posteriormente recebendo calor para permitir adesão e secagem.

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A PRODUÇÃO
Perdas e desperdícios durante o acabamento também podem ser minimizados, programando adequadamente as impressoras para reduzir o desperdício de tintas e realizar a etapa de lavagem damáquina de forma mais precisa e menos demorada. Outra grande tendência para diminuir problemas com perdas e desperdícios é transformar a embalagem primária (usada para transporte), em embalagem secundária (também usada para a venda do produto), assim como evitar danos às embalagens durante processos logísticos.

As caixas prontas devem seguir critérios de classificação e especificaçõesnormalizadas. Esses critérios, no Brasil, seguem tanto os da FEFCO (Federação Européia dos Fabricantes de Papelão), assim como a normalização brasileira emitida pelo comitê ABNT CB-23 (Comitê Brasileiro de Normalização para Embalagem e Acondicionamento da Associação Brasileira de Normas Técnicas, em consonância com as recomendações da ABPO - Associação Brasileira do Papelão Ondulado).
Serão duas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LANÇAMENTO DE UM PRODUTO NO MERCADO
  • lançamento de produto no mercado
  • Lançamento de um novo produto no mercado
  • Lançamento de um produto novo no mercado
  • Lançamento de produto no mercado
  • Lançamento de um novo produto no mercado.
  • Planejamento de campanha
  • Lançamento de um novo produto no mercado internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!