planejamento de auditoria na vida contenporanea

2074 palavras 9 páginas
Planejamento de Auditoria na Vida Contemporânea

O Planejamento da Auditoria é a etapa do trabalho na qual o auditor independente estabelece a estratégia geral dos trabalhos a executar na entidade a ser auditada, elaborando-o a partir da contratação dos serviços, estabelecendo a natureza, a oportunidade e a extensão dos exames, de modo que possa desempenhar uma auditoria eficaz.
Ela ajuda uma organização a atingir seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança sintética ou auditoria financeira: direciona-se às análises das peças de balanços e de suas conexões.
Auditoria Geral ou.
Auditoria detalhada ou analítica: abrange o exame de todas as transações, detendo-se em todos os documentos, em todas as contas e em todos os valores fisicamente variáveis.

Importância da Auditoria:

Uma auditoria eficiente requer um bom planejamento com antecedência, uma vez uma condição deficiente tenha sido identificada,relacionada ao desejo do auditor desenvolver um convencimento, achados sustentáveis e reportáveis que possam servir de base apropriada para uma ação preventiva (Morse apud Geist, 1981, p.202)

Para que uma boa auditoria ocorra deve-se planejar o que conterá no relatório final e fazer o trabalho de auditoria de modo que produza as informações necessárias para um exame eficiente. Um levantamento bem feito normalmente fornece as informações necessárias a formação de um quadro geral dos fatos descobertos na auditoria.
Alguns autores acrescentam que “fazer um bom planejamento antecipado pode ajudar a organizar o trabalho de auditoria e encaminhá-lo no rumo certo.

Funções: Interna e Externa

Podemos definir Auditoria Interna como uma função contínua:

A função de Auditoria Interna é contínua, pois ao contrário da Auditoria Externa ela não está na organização para uma análise específica, em determinado tempo, com um determinado

Relacionados