Planejamento controle e produção

Páginas: 8 (1917 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2011
Trabalho de sociologia

1 - O Que é Positivismo?
O positivismo foi uma corrente filosófica cujo mentor e iniciador principal foi Auguste Comte, no século XIX. Apareceu como reação ao idealismo, opondo ao primado da razão, o primado da experiência sensível (e dos dados positivos). Propõe a idéia de uma ciência sem teologia ou metafísica, baseada apenas no mundo físico/material.
Uma forma maisrecente do positivismo foi àquela proposta pelo Círculo de Viena.
O antropólogo estrutural Edmund Leach descreveu o positivismo em 1966 na aula Henry Myers da seguinte forma:
“Positivismo é visão de que o inquérito científico sério não deveria procurar causas últimas que derivem de alguma fonte externa, mas sim confinar-se ao estudo de relações existentes entre fatos que são diretamenteacessíveis pela observação
2 - Qual a critica, feita ao positivismo?
O positivismo criou o mito do cientificismo, a idéia de que o conhecimento científico é perfeito, de que a ciência caminha sempre em direção ao progresso e de que a tecnologia desenvolvida pela ciência responderá a todas as necessidades humanas. A pretensa neutralidade científica deve-se, fundamentalmente à crença e ao pressuposto deque é possível captar a verdade em si de um objeto ou de uma realidade. Para o positivismo, o cientista, através do método científico, capta a verdade do objeto e a expressa, através da filosofia, a toda a sociedade. A filosofia, como vemos, vem reduzida a instrumento de comunicação das sínteses e conclusões emergentes do conhecimento científico. No positivismo de Comte, a ciência substitui afilosofia.
3- Segundo Comte, o homem possui três estágios, explique e diferencie cada um deles.
As leis dos três estados caracterizam períodos da história humana. Os três estados, de acordo com a história humana são:
-Teológico- O estado onde Deus está presente em tudo, as coisas acontecem por causa da vontade dele.Esse estado têm três divisões: Animismo,politeísmo e monoteísmo.
-Metafísico- Noqual a ignorância da realidade e a descrença num Deus todo poderoso levam a crer em relações misteriosas entre as coisas, nos espíritos, como exemplo. O pensamento abstrato é substituído pela vontade pessoal.
- Positivo- A humanidade busca respostas cientificas em todas as coisas. Este estado ficou conhecido como Positivismo. A busca pelo conhecimento absoluto. Esclarecimento sobre a natureza e seusfatos. É o resultado da soma dos dois estágios anteriores.
4- Explique o que é solidariedade mecânica.
Solidariedade mecânica é constituída por um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si. Os membros da sociedade em que domina a solidariedade mecânica estão unidos por laços de parentesco.
5- Explique a solidariedade Orgânica:A solidariedade orgânica é fruto das diferençassociais, já que são essas diferenças que unem os indivíduos pela necessidade de troca de serviços, e pela sua interdependência. Os membros da sociedade onde predomina a solidariedade orgânica estão unidos em virtude da divisão do trabalho social.
6-Explique porque a solidariedade mecânica é mais comum em sociedades primitivas, e porque a solidariedade orgânica é comum nas sociedades modernas.
Asolidariedade mecânica predomina quando existe grande semelhança entre os indivíduos da sociedade, que partilham sentimentos, adotam os mesmos valores e admitem as mesmas crenças. A solidariedade orgânica é o consenso resultante da diferença, fenômeno que caracteriza a sociedade moderna, nos grandes centros.
7- Explique o que é fato social
São as maneiras coletivas de fazer, pensar e sentir impostascoercitivamente ao individuo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. São características dos fatos sociais: generalidade, exterioridade e coercitividade.
8- Diferencie consciência individual de consciência coletiva:
Consciência individual é como cada um se comporta e interpreta a vida, sua maneira sentir, seus conceitos, sua filosofia de vida.
Consciência coletiva é o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento e controle da produção
  • PLANEJAMENTO CONTROLE E PRODUÇÃO
  • planejamento e controle da produção
  • atps planejamento e controle da produçao
  • PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
  • Planejamento e controle da produção. (pcp)
  • Planejamento e controle produção
  • Planejamento, programação e controle de produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!