Planejamento Cicloviário

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
3. CARACTERÍSTICAS DA CIDADE DE VARGINHA

Com área fisiográfica de 421 quilômetros quadrados, Varginha compõe-se de um único distrito, e se limita com cinco municípios. Está situada na Bacia do Rio Grande representada pelos rios Verde e Palmela. Sua altitude máxima é 1.239m e a altitude mínima é de 868m, na foz do Córrego Tijuco.
Com população de 125 mil habitantes, Varginha possuiexpectativa de vida de 73,6 anos, uma das maiores em Minas.
A cidade possui um moderno aeroporto, um terminal ferroviário conectado à malha ferroviária nacional e o primeiro Porto Seco do Brasil com regimes aduaneiros para importação e exportação.


Figura 2: Matriz do Divino Espírito Santo


3.1. Histórico

A colonização do Sul de Minas começou no princípio do século XVIII, com a penetraçãodas Bandeiras, em demanda de regiões auríferas.
Como estava situada à margem de uma estrada de movimento, Varginha sentiu o benefício do comércio das tropas. Têm-se referências sobre sua origem a partir de 1785, quando foi erguida uma pequena capela.
Nesse contexto surgiu Espírito Santo das Catanduvas, um arraial no Sul de Minas com cerca de 1.000 pessoas. A criação do povoado foi influenciadapela religiosidade e pelos costumes portugueses. O trânsito de tropeiros no Sul de Minas era permanente.
Em 1832, a população de Varginha era de exatos 1.855 habitantes, um crescimento de 85%, tímido para duas décadas e meia.
Durante 43 anos, Varginha foi um curato (aldeias com condições necessárias para se tornar o distrito de um município). As principais obras que marcam esse período são asconstruções de igrejas Matriz do Divino Espírito Santo (Figura 2), e Rosário.
Em 1º de junho de 1850, o curato foi elevado à paróquia. Varginha experimentaria, então, o primeiro surto desenvolvimentista. Foram construídos os primeiros prédios públicos, como as duas primeiras escolas públicas e a cadeia.
Varginha teve seu núcleo urbano, nas décadas de 1850 a 1880, definido entre as antigas ruas daChapada (Wenceslau Braz), Direita (rua Presidente Antônio Carlos), São Pedro (rua Delfim Moreira) e as praças São Sebastião, largo do pretório (Praça Dom Pedro II e o Largo da Matriz).
A freguesia contava com 300 móveis, na Avenida Rio Branco (Figura 3), Rua Wenceslau Braz (Rua da Chapada), Presidente Antônio (Rua Direita) (Figura 4), Delfim Moreira (Rua São Pedro). Poucos resistem até hoje; amaioria foi modernizada.

Figura 3: Avenida Rio Branco


Figura 4: Rua Presidente Antônio Carlos

O segundo “boom” desenvolvimentista da cidade veio com o fim da escravatura. Para substituir a mão-de-obra escrava, é firmado um acordo com a Itália, onde vários imigrantes deslocam-se de sua terra natal para o Brasil. Vieram também portugueses, espanhóis, turcos e alemães.
O principalimpulso dos imigrantes ocorreu inicialmente na agricultura. As duas culturas significativas eram a cana-de-açúcar e o café.
O terceiro momento relevante do desenvolvimento de Varginha acontece com o início do funcionamento da linha férrea em Varginha, em 1892 (no mesmo local onde está o prédio atual da estação ferroviária). São dessa época duas obras básicas de infraestrutura: as primeiras obras decalçamento e a iluminação pública.
O Teatro Municipal é inaugurado em 1904; seis anos depois, no mesmo local, é aberto o Cinema Brasil, talvez o primeiro do Sul de Minas. O cinema era itinerante, e o motor era levado em carro de boi a algumas cidades próximas.
Aos poucos o perfil da economia agrícola vai cedendo espaço, ainda de forma tímida, para a indústria.
A quebra da Bolsa de Nova Iorqueem 1929 acentua a crise do café no Brasil. Apesar das dificuldades que sempre marcaram a cafeicultura, e mesmo neste momento particular, o café sempre foi considerado importante propulsor da economia local.
Com o tempo, a indústria cafeeira (beneficiamento e exportação) ultrapassou a produção (lavoura) na cidade.
Varginha começa a se expandir e novos bairros surgem. O primeiro deles foi a Vila...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O planejamento cicloviário: a busca da sustentabilidade a partir dos erros e sucessos dos outros
  • PLANEJAMENTO
  • Planejamento
  • Planejamento
  • PLANEJAMENTO
  • Planejamento
  • Planejamento
  • Planejamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!