Planejamento aula de Muay Thay

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 2 de novembro de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA
UNISUAM
Procedimentos Metodológicos
Rio de Janeiro – RJ
2014/2
PLANEJAMENTO
Modalidade: Muay ThaiTema: Conhecendo o Muay ThaiTempo: 50 minutos
Faixa etária: 10 à 13 anos
Material: luvas, ataduras e protetores
OBJETIVOS PROCEDIMENTAIS
Praticar as técnicas básicas de ataque e defesa do Muay ThaiRealizar golpes básicos de chute e soco
Aprimorar osgolpes então aprendidos, através da progressão pedagógica
OBJETIVOS ATITUDINAIS
Respeitar o oponente
Cooperar com a sua equipe
Organizar o espaço utilizado
OBJETIVOS CONCEITUAIS
Conhecer brevemente a história do Muay ThaiAprender sobre suas regras e seus golpes básicos
Memorizar simples sequências de golpes
PLANO DE AULA
1º Momento: Mostrar uma luva aos alunos, para poder contextualizar comeles sobre o Muay Thai, contando brevemente sobre sua história, regras, nome dos golpes e tirando dúvidas da prática.
2º Momento: Um rápido aquecimento com uma atividade lúdica, que consiste em: XXXXX
3º Momento: Ensinar os golpes básicos do Muay Thai:, Mhad (socos), direto e gancho, Dteh (chutes), chutes circulares e diretos, Pongkan (defesas), usando ombro, braços e canelas para sedefender. Neste momento todos os alunos farão de forma individual contando com a orientação dos professores, começando dos golpes mais simples.
4º Momento: Com alguns golpes já conhecidos pelos os alunos e com a ajuda deles, criar simples sequências conciliando, chutes e socos e a defesa em primeiro lugar, passando a importância da defesa na arte marcial. Pedir para o aluno realizar essas sequênciaprimeiramente sozinho para memorizar e pegar confiança e depois realizar em duplas, para desenvolver o lado social e ajudar o companheiro caso tenha alguma dúvida.
5º Momento: “Volta Calma” com a intenção de recuperar o fôlego dos alunos e falar sobre a atividade que foi realizada (avaliação) e contar com a ajuda deles para organizar o espaço utilizado para a aula.
GOLPES
Pongkan (defesas)
Para adefesa são usados o ombro, braços e canela para evitar os ataques do outro. Obstruir o oponente utilizando o corpo como se fosse um escudo é importante para evitar ataques. Normalmente, chutes baixos podem ser defendidos com a canela; golpes médios e superiores, são bons para ser segurados - assim travando a outra pessoa para um contra-ataque -  ou protegidos com a canela/antebraço.
Dteh (chutes)Os chutes mais comuns são os circulares - que promove a rotação do corpo inteiro - e frontais. Mas não é para sair chutando por aí com os pés. Os lutadores de Muay Thai sempre usam a canela e não o pé para efetuar o chute, porque o último tem ossos mais finos, os quais são mais propensos à lesões.
Uma curiosidade é que os profissionais se utilizam de um método, o calejamento, para literalmentecriar pequenos calos nos ossos por meio de uma fragmentação sutil conquistada através de chutes em sacos pesados . Assim, depois de muito tempo de treino, uma camada de cálcio se deposita nessa área e consegue desenvolver esse calinho. Ai, que dor!
Mhad (socos)
O soco é um dos elementos mais importantes no Muay Thai. Utilizando como suporte o cotovelo para deixar o ataque mais forte, esse golpefacilita o controle do adversário. Em dois estilos diferentes, o soco direto visa atingir o rosto do oponente e costuma ser mais intenso; já o gancho, usa o cotovelo dobrado como um arco, e em seguida usar a parte de trás dele para o ataque.
HISTÓRIA
Muay Thai também chamado de Boxe Tailandês é uma arte marcial com mais de 1.000 anos de existência, que emprega técnicas de ataque com pés, mãos ebraços, A história do Muay Thai está ligada à migração, nos séculos XII e XIII, das tribos Thai (cuja tradução é “Livres”), das províncias do sul da China, para região que hoje é a Tailândia.
O Muay Thai surgiu durante os repetidos combates entre os Tailandeses e seus vizinhos da Birmânia, Uma antiga lenda tailandesa conta a história de um lutador chamado Nhai-Khon-Don, que após ser capturado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Muay Thay
  • Muay thay
  • muay thay
  • PORTIFÓLIO AULA DE MUAY THAI
  • planejamento de aula
  • Planejamento de aula
  • planejamento de aula
  • Planejamento de Aula

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!