Planejamento anual de historia 6º ao 9º ano de acrdo com o cbc

2332 palavras 10 páginas
Questões / respostas – Administração Rede Básica de Saúde / Daniela P1

1. O que estabelece a portaria 648?
Resp.: Estabelece a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). 2. Quais são as áreas estratégicas de atuação da PNAB?
Resp.: As áreas estratégicas para atuação em todo o território nacional são: a eliminação da hanseníase, o controle da tuberculose, o controle da hipertensão arterial, o controle do diabetes Mellitus, a eliminação da desnutrição infantil, a saúde da criança, a saúde da mulher, a saúde do idoso, a saúde bucal e a promoção da saúde. Outras áreas serão definidas regionalmente de acordo com prioridades e pactuações definidas nas CIBs. 3. O que a portaria 648 estabelece sobre a mudança da nomenclatura da saúde da família de PROGRAMA para ESTRATÉGIA?
Resp.: Estabelece a consolidação de estratégia prioritária para reorganização da atenção básica no Brasil. 4. A que se destina o PAB fixo e o PAB variável?
Resp.: O Piso da Atenção Básica - PAB consiste em um montante de recursos financeiros federais destinados à viabilização de ações de Atenção Básica à saúde e compõe o Teto Financeiro do Bloco Atenção Básica. Composto de uma parte fixa (PAB fixo) destinada a todos os municípios e uma parte variável (PAB variável) que consiste em montante de recursos financeiros destinados a estimular a implantação das seguintes estratégias nacionais de reorganização do modelo de atenção à saúde: Saúde da Família – SF; Agentes Comunitários de Saúde – ACS; Saúde Bucal – SB; Compensação de Especificidades Regionais; Saúde Indígena – SI; e Saúde no Sistema Penitenciário. 5. Descreva três atribuições comuns a todos os membros da ESF?
Resp.: I - participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e

Relacionados

  • Planejamento anual de historia 6º ao 9º ano de acrdo com o cbc
    465 palavras | 2 páginas