Planejamento ambiental

Páginas: 35 (8718 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
PLANEJAMENTO AMBIENTAL






























.













CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO AMBIENTAL

1.0 – A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL

A espécie humana e a terra encontram-se num determinado estágio de evolução, impossível de precisar, no qual dispomos de razoáveis informações retrospectivas sobre o caminho percorrido e, com meras hipótesesde prospectivas sobre um futuro impreciso e de horizonte curtíssimo.
A consciência ecológica está intimamente ligada à preservação do meio ambiente. A importância da preservação dos recursos naturais passou a ser a preocupação mundial e nenhum país pode esumir-se de sua responsabilidade. Essa necessidade de proteção é tão antiga e surgiu quando o homem passou a valorizar a natureza, mas não demaneira tão acentuada como nos dias de hoje. Talvez não se desse muita importância à extinção dos animais e da flora, mas existia um respeito para com a natureza por ser criação divina. Só depois que o homem começou a conhecer a interação dos microorganismos existentes no ecossistema é que sua responsabilidade aumentou.
A evolução do homem foi longa até atingir uma consciência plena e completa danecessidade da preservação do meio ambiente. Não por causa das ameaças que vem sofrendo nosso planeta, mas também pela necessidade de preservar os recursos naturais para as futuras gerações.
Vê-se constantemente, através dos meios de comunicação, a contaminação do meio ambiente por resíduos nucleares, pela disposição de lixos químicos, domésticos, industriais e hospitalares de forma inadequada,pelas queimadas, pelo desperdício dos recursos naturais não renováveis, pelo efeito estufa, pela degradação do solo através da mineração etc.
E é esse palco em que se desenrola o drama da vida sobre o planeta.
A questão ambiental está desenhada nos cenários da humanidade e manifesta-se através das ações visíveis, que podem ser facilmente constatadas; porém, não é possível ignorar o que sepassa “nos bastidores”, nas ações ocultas e no jogo de interesse que não vem a cena.
Assim, a cada dia, deparamo-nos com inúmeros e variados problemas ambientais à nossa volta.
Tudo decorre de um fenômeno correntio, segundo o qual os homens, para satisfação de suas novas e múltiplas necessidades que são ilimitadas disputam os bens da natureza, por definição limitados. E é este fenômeno tão simplesquanto importante, que está na raiz de grande parte dos conflitos que estabelecem no seio da comunidade.
O processo de desenvolvimento dos países se realiza, basicamente, às custas dos recursos naturais vitais, provocando a deterioração das condições ambientais em ritmo e escala até ontem desconhecidos.
O poder de autopurificação do meio ambiente vai se reduzindo e podendo chegar ao limite.
NoOriente Médio, por exemplo, a água é produto raro, mais importante que o petróleo. Foi ela que fez muitos israelenses se recusarem, durante muito tempo, a deixar os territórios ocupados.
Não há dúvida, de que a questão ambiental, por esse prisma, é uma questão de vida ou morte.
Vê-se, pois que as agressões ao meio ambiente são as mais diversas e, para protegê-lo, faz-se necessárioconscientizar o homem por meio da relação homem versus ambiente.
O alerta para a gravidade desses riscos foi dado em 1972, em Estocolmo, na “Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano”, promovida pela ONU e contando com a participação de 114 países. A Conferência foi resultado da percepção das nações ricas e industrializadas da degradação ambiental causada pelo seu processo de crescimentoeconômico e progressiva escassez de recursos naturais.
A ECO 92, também conhecida como “Cúpula da Terra”, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em junho de 1992 e foi a maior reunião já realizada em toda a história humana por qualquer motivo. A ECO 92 reuniu mais de 120 chefes de Estado e representantes, no total de mais de 170 países.
Como é notório, diversos documentos brotaram das discussões e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Planejamento ambiental
  • Planejamento ambiental
  • Planejamento Ambiental
  • Planejamento ambiental
  • Planejamento Ambiental
  • Planejamento ambiental
  • planejamento ambiental
  • Planejamento ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!