Planejamento ambiental em sobradinho/df: perspectivas, problemas e soluções para a perfeita harmonização entre o uso público do parque ecológico dos jequetibás e sua preservação.

2015 palavras 9 páginas
[pic]
Universidade de Brasília
Faculdade UnB Planaltina
Curso de Gestão do Agronegócio

Planejamento Ambiental Relatório Situacional

Amanda Goldschmidt
Bruno Fernando
Bernardo
Dalyla Dayan
Kelvin Lucas
Larissa Farias
Tatiane Santana

Brasília,
FEVEREIRO/2013

SUMÁRIO

1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS 03

2- INTRODUÇÃO 04

2.1- ÀREA DE ESTUDO 04

2.2- JUSTIFICATIVA 05

3- TERRITÓRIO 06

3.1- IMAGENS 06

3.1.1 – GOOGLE EARTH 06

3.1.2 – FOTOGRAFIAS DA LOCALIDADE 08

3.1.3 – MAPAS 12

4- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

1- CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Os impactos que a sociedade moderna está gerando sobre os ecossistemas têm aumentado gradativamete a degradação ambiental e, consequentemente, favorecido a diminuição de áreas de lazer e/ou recreação nos grandes centros urbanos. Os parques ecológicos, usados por boa parte da população com o objetivo da interação do ser humaro com a natureza, vêm sendo alvo de diversos problemas, sendo um deles o fato de o ecossistema ser afetado com a presença desses visitantes. Portanto, um dos desafios a serem resolvidos é a harmonização entre o uso público do local e sua conservação.

2- INTRODUÇÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, saúde é entendida como o estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças (Foratini, 1992). A partir dessa premissa, muitos pesquisadores reconhecem que áreas verdes destinadas ao lazer têm um importante papel para a saúde. De forma geral, as áreas verdes são entendidas como locais de domínio público com atributos ambientais relevantes, capazes de propiciar atividades de lazer ao ar livre (Kowaltowski, 1989). No Brasil, apesar do reconhecimento acadêmico da importância das áreas verdes urbanas, há uma tendência de se

Relacionados