PLANEJAMENTO AEROPORTU RIO

779 palavras 4 páginas
PLANEJAMENTO AEROPORTUÁRIO
AEROPORTO DE CURITIBA (SBCT)
História
O Aeroporto Afonso Pena está localizado em uma parte da área da Colônia Afonso Pena, ali implantada no início do século XX, em homenagem ao sexto Presidente da República, Afonso Pena (1906 a 1909). Na ocasião, o Governo Federal desapropriou a área de uma fazenda, no município de São José dos Pinhais, propriedade de Matias Mendes e dividiu-a em pequenas chácaras e assentou uma colônia de imigrantes poloneses e alemães, que incentivados pela política de colonização para a agricultura, ocuparam o local no início do século.
Devido à entrada do Brasil na II Guerra Mundial, o Ministério da Guerra, por meio dos órgãos responsáveis pela aviação (que dariam origem ao atual Ministério da Aeronáutica), nos anos de 1940 a 1942 efetuou um minucioso levantamento da área dessa colônia, em função dos ventos dominantes. A área correspondente ao antigo Aeroporto Afonso Pena foi desapropriada para a construção das pistas de pouso, com o mesmo traçado hoje existente.
Em janeiro de 1946, com a guerra terminada, a aviação civil passou a operar efetivamente na Base Aérea Afonso Pena, moderna e recém-construída. Operavam com voos regionais e internacionais, as seguintes companhias: VARIG - iniciada em 15 de janeiro de 1946 no Aeroporto de Bacacheri, com a linha Florianópolis/Porto Alegre/Pelotas/Jaguarão e Montevidéu; CRUZEIRO DO SUL; REAL - com voos regionais e Assunção, em 1955; PANAIR - Assunção em 1946; AERONAVIS BRASIL - atendendo a linha Rio de Janeiro/Poços de Caldas e Porto Alegre, bem como linhas internacionais.
A construção original do Aeroporto Afonso Pena aconteceu de maio de 1944 a abril de 1945, e foi executada pelo Ministério da Aeronáutica em cooperação com o Departamento de Engenharia do Exército Norte-Americano. A Base Aérea Afonso Pena, como o aeroporto era conhecido, tinha como finalidade servir de ponto estratégico para as operações aliadas durante a II Guerra Mundial. Construído nos últimos meses da

Relacionados