planegamento estrategico

4106 palavras 17 páginas
Faculdade DOM LUIZ
FABIO PEREIRA DANTAS

GESTÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Prof: Luciano Pimentel

HAVAIANAS
UMA HISTORIA DE SUCESSO

Ribeira do Pombal 2014
Introdução

Lançadas em 1962, as Havaianas permaneceram por cerca de 30 anos no estágio de Maturidade no Ciclo de Vida do Produto. Tratava-se de um produto commodity, básico, de baixo preço e consumido principalmente pelas camadas economicamente menos favorecidas da população brasileira.

A partir de 1994, em resposta à queda nas vendas, a São Paulo Alpargatas, fabricante das sandálias Havaianas, incrementou as características do produto, mudou o posicionamento em relação à marca, e desde então, vem usando a estratégia de extensão de linha para o desenvolvimento da marca.

O “Case Havaianas” é um tema relevante para qualquer aluno das áreas de Comunicação Social e Marketing, pois é um exemplo atual de como o uso adequado das ferramentas de marketing pode oferecer resultados surpreendentes. A proposta de um trabalho acadêmico com estas diretrizes contribui para a formação técnica do discente, pois o instiga a observar mais atentamente as estratégias de marketing aplicadas no case em questão e relacioná-las com o que defendem os principais teóricos da área de Marketing, os quais continuarão sendo estudados ao longo do curso.

A metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica, tendo como fonte as obras de Kotler e Trout & Ries e análise dos relatórios estatísticos da indústria de calçados, da empresa fabricante das Havaianas e seu principal concorrente.
1-Matriz Crescimento-Participação

A Empresa e o Produto

Briefing da Empresa

Informações Gerais
Denominação Social: São Paulo Alpargatas S.A

Endereço Sede: Rua Funchal, 160, Vila Olímpia, São Paulo – SP Website: http://www.alpargatas.com.br

Estrutura Acionária
A São Paulo Alpargatas S.A. é uma companhia de capital aberto, controlada pela Camargo Corrêa

Relacionados

  • PLANEGAMENTO ESTRATÉGICO
    3765 palavras | 16 páginas
  • Planejamento
    660 palavras | 3 páginas
  • Espaço Conceito Chave Da Geografia
    1951 palavras | 8 páginas
  • Teorias da Administração – Ideias Fundamentais- Tendências contemporâneas
    13675 palavras | 55 páginas