Planeamento ambiental na optica industrial

Páginas: 7 (1633 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
O Planeamento Ambiental na óptica Industrial
O planeamento ambiental deve estar integrado no Planeamento estratégico da Organização

A fase de Planeamento assenta em 4 passos:
Identificar os Aspectos Ambientais;

Selecção da actividade, produto ou serviço
Esquematizar a possível divisão da organização em actividades, produtos ou serviços. O grau de segmentação deve ser tal que garanta,por um lado, que cada "segmento" seja suficientemente abrangente para garantir uma análise significativa, e por outro, suficientemente pequeno para ser entendido em toda a sua dimensão.
 
. Identificação dos aspectos ambientais
Identificar o máximo número possível de aspectos associados às actividades, produtos ou serviços seleccionados.
Aspecto Ambiental: "refere-se a um elemento de umaactividade, serviço ou produto de uma organização que pode ter um impacte benéfico ou adverso no ambiente. Por exemplo, pode envolver uma descarga de efluente, uma emissão gasosa, o consumo ou reutilização de uma matéria prima ou ruído".
Impacto Ambiental: "refere-se à mudança que decorre em resultado de um aspecto. Exemplos de impactos podem incluir: poluição atmosférica, contaminação de águas oudeplecção de recursos naturais".
 
Identificação dos impactes ambientais
Identificar tantos quantos os possíveis impactes, actuais ou potenciais, positivos ou negativos, associados a cada aspecto ambiental identificado.
 
. Avaliação da significância dos impactes
Avaliar a significância dos impactes é um processo que requer a definição prévia de critérios de avaliação, o que se pode traduzirem valorações diferentes do mesmo impacto em diferentes organizações.
Podem ser considerados os seguintes filtros de avaliação, agregados segundo dois vectores - ambiental e empresarial -, e cuja quantificação auxiliará o julgamento:
- Escala, severidade, probabilidade de ocorrência e duração do impacte;
 
- Dificuldade e custo de alteração do impacte e efeito da alteração nas outrasactividades e processos, preocupações das partes interessadas, exposição pública perante o incumprimento legal e efeito geral na imagem pública na organização. Como já foi referido, a metodologia é flexível, contudo é imprescindível que a organização estabeleça os seus critérios de avaliação, sendo relevante que identifique a existência de legislação aplicável como um deles, pelo que a garantia de umprocedimento de acesso actualizado à legislação é essencial desde logo.

2. Identificar os Requisitos Legais e Outros aplicáveis à organização e garantir o acesso a esta informação;
3. Estabelecer os Objectivos e Metas;
4. Elaborar o(s) Programa(s) de Gestão Ambiental.

http://www.aeportugal.pt/inicio.asp?Pagina=/Areas/AmbienteEnergia/ISO14000/Planeamento&Menu=MenuAmbienteEnergiaAvaliação Ambiental Estratégica
A AAE é um instrumento que serve de apoio à tomada de decisão que visa a promoção de um Desenvolvimento sustentável
A legislação nacional e comunitária refere que a AAE tem como objectivo de contribuir para a integração das considerações ambientais na preparação e aprovação de Planos e programas ambientais.
No entanto a legislação nacional não inclui uma lista dosplanos e programas para os quais a AAE é obrigatória, mas contem regras para escrutinar quais os que se enquadram no seu âmbito de aplicação.
 A Avaliação Ambiental:
Não se aplica a planos e programas financeiros
Só se aplica a planos e programas públicos
É obrigatória para planos para os sectores da agricultura, florestas, pescas, energia, indústria, transportes, gestão de resíduos, gestão daságuas, telecomunicações, turismo, ordenamento urbano e rural ou utilização dos solos e que constituam simultaneamente enquadramento para a futura aprovação de projectos abrangidos pelo regime de Avaliação de Impacte Ambiental.

A avaliação ambiental requisita:
•      A preparação de um Relatório Ambiental (RA) (efeitos significativos sobre o ambiente e alternativas identificadas)
•      A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos Ambientais urbano-industrial
  • A questão ambiental e os resíduos industriais
  • Controle Ambiental e Higiene Industrial
  • Processos industriais- gestao ambiental
  • Impactos ambientais causado por processos industriais
  • problemas ambientais causados pela sociedade industrial
  • Impactos ambientais a partir da revolução industriais
  • Resenha sobre questão ambiental e resíduos industriais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!