PLAINA LIMADORA

476 palavras 2 páginas
FUNDAÇÃO ESCOLA TÉCNICA LIBERATO SALZANO VIEIRA DA CUNHA
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA

USINAGEM
PLAINA LIMADORA

GABRIEL SCHMIDT
TURMA 3212

Novo Hamburgo, agosto de 2012.
INTRODUÇÃO

A plaina limadora é uma maquina ferramenta que realiza as operações de aplainamento, estrias, rasgos, rebaixos e chanfros através do movimento retilíneo alternativo da ferramenta sobre a superfície que será usinada. Normalmente utilizada para operações de desbaste, dependendo do tipo de peça que esta sendo usinada, pode ser necessária à utilização de outras maquinas ferramentas para realizar as operações de acabamento. Pode-se destacar também que as operações realizadas na plaina limadora, normalmente são feitas a seco, quando necessário é colocado emulsão na superfície da peça.

Figura 1- Plaina Limadora

PLAINA LIMADORA

Partes

Figura 2- Plaina Limadora
Legenda:
A – Base;
B – Trenó, desloca-se em duas guias cavadas na parte superior da base;
C – Carro porta-ferramentas;
D – Mesa ou porta-objetos;
E – Fuso de deslocamento da mesa;
F – Dispositivo de deslocamento intermitente que aciona o fuso E.

Cabeçote O cabeçote da plaina limadora é o componente onde esta localizado o porta-ferramenta que esta sobre uma placa com charneira (duas peças com eixo comum em torno do qual uma pelo menos é móvel). Isto significa que em uma operação qualquer, no curso útil a placa articulada é comprimida pelo esforço de corte contra o suporte enquanto no curso em vazio, a placa é levantada um pouco em função da sua articulação com charneira, assim, evitando qualquer dano à ferramenta e à superfície que esta sendo usinada.

Figura 3- Funcionamento da placa com charneira; a: curso útil; b: curso em vazio
No cabeçote também esta localizada a espera do porta-ferramenta que é ajustável para o aplainamento de superfícies inclinadas e com esta finalidade esta dotada de uma escala graduada.

Figura 4- Espera Ajustável

Ferramentas da corte

Relacionados