Plagio Academico

Páginas: 4 (789 palavras) Publicado: 13 de setembro de 2014
Em sua etimologia a palavra plágio se origina do latim Plagiarius, que significa a ação de roubar, copiar ou se apropriar de alguma obra parcialmente ou integralmente de outrem. Há diversas maneirasde apropriação de uma obra, ela se encontra nas mais diversificadas natureza, tais como: livros, pinturas, fotografias, músicas, textos, trabalhos acadêmicos, internet, entre outras formas. Esse atonão dá os verdadeiros créditos ao autor, descaracterizando a originalidade de seu trabalho.
Sendo uma cópia não autorizada pela fonte original, o plágio é um ato ilícito, que vai contra a lei 9610 econsiderado um crime previsto no Código Penal Brasileiro**. É considerado uma atitude antiética e um crime de violação de direito autoral.
Existem 3 tipos de plágio: o parcial o integral e oconceitual. O primeiro são “cortes” de frases ou obras do autor, sem pronunciar sua origem. O segundo são cópias inteiras da obra, sem citar o autor. E o terceiro é idealização do autor, escrita de outraforma, sem mencioná-lo. Esses três tipos de plágios listados a cima são considerados falsidades ideológicas, pois se apropriam de documentos e pensamentos alheios sem proclamar a fonte de suaautenticidade. . “Considera-se Autor a pessoa física criadora da obra literária. O primeiro a expressar uma ideia e fixá-la em suporte material.” O autor da verdadeira obra plagiada tem o direito de reclamarsua autoria, pois a lei permite reaver seus direitos morais, sem lesionar seu legítimo título. “Estes direitos se referem não só ao ga¬nho financeiro, mas também à questão moral de reconhecerpublicamente a autoria de uma obra”.
A retirada de ideias de outras pessoas, para fontes de pesquisa, complemento de um trabalho e afins, são constantes principalmente em meio a esse mundo digital. Com tantareprodução de um mesmo conteúdo fica quase difícil saber a verdadeira fonte da ideia original. Podemos citar o exemplo de imagens da internet, com frases de grandes pensadores da história ou da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Plagios academicos
  • Plagio academico
  • plágio acadêmico
  • Plágio Acadêmico
  • Plágio Acadêmico
  • Plágio academico
  • Plágio Acadêmico
  • Plágio acadêmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!