Placas tectônicas e vulcanismo

Páginas: 35 (8599 palavras) Publicado: 30 de maio de 2012
Geologia - 2º Engenharia Civil
















Placas Tectônicas e Vulcanismo



































































Placas Tectônicas e Vulcanismo


1 - Placas Tectônicas


1.1 - INTRODUÇÃO

As mais variadas formas do relevo, constituem objeto de estudo desde os primórdiosda humanidade. Neste último século, considerável avanço geológico foi registrado.
Porém , problemas ainda continuam e alguns permanecerão para sempre nos domínios das hipóteses e da especulação. Como origem da terra e do universo.
A existência desse trabalho, tem por objetivo, com significativo e diversificado conteúdo, explanar sobre as forças que soerguem ou que amarrotam vastostrechos da crosta terrestre. Denominados processos geodinâmicos internos. Relaciona-se então a este processo os fenômenos magmáticos vulcânicos, plutônicos, os terremotos, os dobramentos, os falhamentos, a orogênese e a epirogênese, a deriva continental e a tectônica de placas.

1.2 - DESENVOLVIMENTO

1.2.1 - O Planeta Terra e sua Origem
A teoria mais aceita hoje é a teoria do Big Bang (grandeexplosão), que descreve o surgimento do universo, a partir de uma grande explosão de um ponto super denso, que deu origem à luz e a matéria, da qual se formaram as nebulosas, estrelas e galáxias.
Com a condensação de uma névoa primitiva de gás e poeira há 4,6 bilhões de anos, surgiu o Sistema Solar. A gravidade fez com que esta névoa sofresse uma contração, num processo que durou dezenas demilhões de anos, até que a parte de sua massa se concentrou no centro do sistema. Devido a turbulência, o núcleo original começou a girar com velocidade cada vez maior, dando ao restante da nuvem a forma de disco. A temperatura do centro da nuvem foi aumentando à medida que ela se comprimia, até se tornar quente o suficiente para que o sol começasse a brilhar, devido à energia liberada do seunúcleo.
Enquanto isso, a periferia do disco foi se resfriando, permitindo que a matéria se solidificasse. À medida que as partículas se colidiam, elas foram se unindo, formando corpos cada vez maiores. Dessa forma, ocorreu a formação dos planetas que atualmente giram em torno do sol, entre eles, o Planeta Terra.
Com a solidificação dessas matérias que se colidiam, formou-se uma bolaincandescente que, com o tempo, foi resfriando-se lentamente. À medida que resfriava, alguns gases eram liberados de seu interior como amônia, hidrogênio, metano e, junto com eles, vapor d'água. Esses gases se acumularam ao redor da terra, formando grandes nuvens escuras. Esta foi, possivelmente, a origem da atmosfera primitiva.
Este processo continua acontecendo até hoje com os vulcões. A temperaturada superfície da terra era tão alta que uma gota d'água que caísse da atmosfera sobre ela evaporava imediatamente. A água evaporada, quando encontrava as camadas mais frias da atmosfera, transformava-se em chuvas torrenciais. Foi essa chuva que ajudou a diminuir a temperatura da superfície do planeta. O resfriamento da superfície da terra deu origem à formação de uma camada fina de materialsólido que, por sua vez, deu origem à crosta terrestre.
Num dado momento, a água das chuvas não retornava mais à atmosfera em forma de vapor. Em estado líquido, parte escorria pelas elevações formando os rios, e parte acumulava-se nas depressões da crosta terrestre. Foi esta água que formou os lagos, os mares e os oceanos. E assim possivelmente formou-se a hidrosfera primitiva, de constituiçãodiferente da atual.
Com a composição do globo terrestre criou-se um imenso bloco continental denominado Pangéia (o Super Continente), circundado por um imenso oceano denominado Pantalassa.
1.2.2 - Estrutura Interna da Terra
A maior parte do conhecimento do interior do planeta é fornecido através de estudo geofísicos, principalmente, com o auxílio da sismologia. São dados obtidos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Placas tectônicas, terremotos, formação do relevo e vulcanismo
  • tectonica de placas
  • Placas tectonicas
  • Placas tectônicas
  • Tectônica das placas
  • placas tectônicas
  • tectônica de placas
  • Tectonica de placas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!