placa mae

Páginas: 5 (1028 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Introdução

Trabalho baseado em pesquisa sobre tipo de placas mãe, descrevendo suas evoluções, tipos e modelos com suas características.



















Tipos de Placa mãe

AT – É o tipo mais antigo de placa mãe, foi lançada em 1984 pela IBM. Ela parou de ser usada porque o espaço interno era reduzido com a instalação dos cabos do computador e dificultava a circulaçãodo ar causando muitas vezes danos a máquina com seu aquecimento. Outro fator foi que o conector de alimentação da fonte que era ligado a placa, possuía dois plugs semelhantes que deviam ser encaixados lado a lado e se esses conectores fossem invertidos e a fonte ligada, a placa queimaria.
Nas placas mãe AT, o computador deve sempre ser desligado pelo sistema operacional e aguardar a mensagem deque o mesmo já pode ser desligado com segurança e ai sim fazer o desligamento da máquina. Isso se deve a limitação das fontes, que não foram projetadas para o desligamento automático como nos computadores de hoje em dia.
O modelo AT é encontrado com diversos slots, tais como: ISA, EISA, VESA nos primeiros modelos e ISA e PCI nos mais novos (chamados Baby AT).
Nas placas AT é comum o uso de slotsde memória SIMM ou SDRAM, podendo vim com mais de um dos padrões na mesma placa.

AT e ATX (Simultaneamente) – Modelo de transição entre AT e ATX, onde as duas tecnologias eram utilizadas na mesma placa simultaneamente. Essa foi uma estratégia utilizada pelos fabricantes para obter maior flexibilidade comercial.

ATX – Esse é um modelo mais avançado das placas mãe AT. Foi desenvolvidaprincipalmente pela Intel. Ela foi criada a fim de solucionar os problemas da AT e apresenta uma série de melhorias, a começar pelo conector de energia ligado a placa mãe, que ao contrário da AT não é possível encaixar o plug de forma invertida. A maioria dos novos computadores vem baseados nisso.
As principais características do ATX são:
Maior espaço interno, proporcionando assim uma ventilação maisadequada;
Conectores do teclado e do mouse em formato mini – Dim PS/2;
Conectores ligados diretamente na placa mãe, sem a necessidade de cabos;
Melhor posicionamento do processador, evitando que o mesmo impeça a instalação de placas de expansão por falta de espaço.
Existem quatro tamanhos de placa ATX que são: ATX padrão, ATX mini, Flex ATX e micro ATX.
Os slots de memória RAM e Socket de CPUvariam a posição de acordo com o fabricante. Nessas placas são encontrados slots de memória SDRAM, RAMBUS, DDR, DDR–II ou DDR–III, podendo ter mais de um dos padrões na mesma placa.
Os slots de expansão mais encontrados são os PCI, AGP, AMR/CNR e PCI EXPRESS.
As placas mais novas possuem entrada na própria placa mãe para padrões de disco rígido IDE, serial ATA ou serial ATA II.
A placa ATXdiferente da AT, permite o desligamento automático do computador e é possível ligar o mesmo utilizando um sinal externo, como por exemplo, uma chamada telefônica recebida pelo modem instalado.
Não é possível instalar diretamente uma fonte ATX em uma placa mãe AT e vice-versa. Importante notar que algumas placas AT possuem plug de alimentação ATX, permitindo que sejam ligadas a fontes ATX e instaladasem gabinetes ATX.

BTX – Novo formato de placa mãe criado pela Intel e lançado em 2003 para substituir o formato ATX. Esse novo modelo foi lançado primeiro para melhorar a ventilação interna do computador e segundo para tentar padronizar os formatos de placa mães de tamanho reduzido, como XPC da Shuttle.
O formato BTX possui três tamanhos: pico BTX, micro BTX e BTX.
Atualmente odesenvolvimento dessa placa está parado.

ITX – Desenvolvido pela Via Technologies em 2001, para computadores compactos, com o intuito de oferecer não o computador mais rápido do mercado e sim o mais barato, já que a maioria das pessoas utilizam os microcomputadores apenas para navegar na internet e editar textos.
A intenção desse tipo de placa é ter tudo on-board, ou seja, vídeo, áudio, modem e rede...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Placa Mãe
  • Placa mãe
  • placa mãe
  • placa mae
  • Placa mãe
  • Placa mãe
  • placa mae
  • Placa mae

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!